Uruguai 1962

Depois da ausência na Copa de 58 os uruguaios retornaram ao Mundial passando pela Bolívia nas eliminatórias e mesmo caindo em um grupo complicado com União Soviética, Iugoslávia e a estreante Colômbia a equipe celeste era uma das favoritas.

Contudo quando a bola rolou as coisas se complicaram. Na estreia o adversário foi a conhecida Colômbia e mesmo com o amplo retrospecto positivo os cafeteros saíram na frente. No segundo tempo os uruguaios conseguiram a virada para 2 a 1, evitando um vexame maior.

A segunda partida foi contra a Iugoslávia e dessa vez foram os sul-americanos que abriram o placar, no entanto sofreram a virada ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa os europeus marcaram mais um e depois disso o futebol deu lugar a violência e a partida terminou em 3 a 1 para a Iugoslávia.

Fechando a primeira fase o Uruguai enfrentou a União Soviética que precisa apenas do empate para seguir na competição. Os uruguaios que precisavam da vitória foram para o ataque, no entanto acabaram sofrente o primeiro gol no final do primeiro tempo. Depois de muita luta eles conseguiram buscar o empate no início do segundo tempo. Contudo, na sequência perderam o defensor Eliseo Alvarez machucado e com um homem a menos e extenuados sofreram um gol no minuto final da partida. Com a derrota por 2 a 1 o Uruguai, que tinha como pior campanha um 4º lugar em 54, foi eliminado da Copa ainda na primeira fase e ficou na 13ª colocação.

Nessa Copa o Uruguai usou um uniforme praticamente igual ao usado 8 anos antes no Mundial de 54, as únicas diferenças era os detalhes nas meias e a cor da numeração que passou a ser branca.

PRIMEIRO UNIFORME

Esse uniforme foi usado nas partidas contra a Iugoslávia e contra a união Soviética, contudo na estreia contra a Colômbia a “Celeste Olímpica” entrou em campo com camisas vermelhas, usando seu uniforme reserva pela primeira vez em Copas.

A camisa vermelha passou a ser usada depois de uma serie de amistosos contra a Argentina em 1932. Como as duas equipes usavam o azul celeste em suas camisas, combinaram de mudar as cores para se enfrentarem. A Argentina usou camisas todas brancas e o Uruguai usou vermelho. Depois disso o Uruguai decidiu usar a camisa vermelha para disputar a Copa América de 1935 e foi campeão, mesmo com o amplo favoritismo da Argentina. Dessa forma consideraram que a camisa vermelha dava sorte e ela voltou a ser usada em algumas oportunidades e foi até usada como o uniforme reserva oficiam entre 1991 e 2010.

SEGUNDO UNIFORME

O goleiro Roberto Sosa usou um uniforme todo negro nesse mundial

UNIFORME DE GOLEIRO

Deixe um comentário