Suíça 1962

Depois da ausência em 58, os suíços estavam de volta à Copa do Mundo em 1962. Nas eliminatórias a vaga foi decidida em um jogo desempate contra a Suécia em Berlim e os suíços venceram por 2 a 1.

A equipe “cruz vermelha” ficou mundialmente conhecida pelo futebol duro, competitivo e excessivamente defensivo. E jogando dessa forma obteve desempenho razoável nas Copas anteriores. Contudo em 62 os suíços caíram em um grupo muito complicado com o anfitrião Chile e as campeãs mundiais Alemanha e Itália.

A estreia foi na partida inaugural da Copa e contra os donos da casa. Surpreendentemente os suíços abriram o placar logo no início do jogo e depois disso fizeram o que tinham de melhor, se trancaram na defesa. A estratégia funcionou até o final do primeiro tempo, quando a Seleção Chilena conseguiu empatar. Na segunda etapa, com o apoio da torcida, os chilenos marcaram mais duas vezes e venceram por 3 a 1.

O segundo adversário foi a poderosa e vizinha Alemanha. Como o esperado o jogo foi extremante duro e viril, ainda no primeiro tempo o meia alemão Szymaniak deu uma entrada muito violenta em Eschmann que não conseguiu continuar na partida. Com um jogador a menos a Suíça não aguentou ritmo do jogo e tomou dois gols, um no final do primeiro tempo e outro no início do segundo. Já na parte final da partida os suíços conseguiram marcar, mas isso não impediu a derrota por 2 a 1.

Com duas derrotas a Seleção Suíça chegou a última partida sem chances de classificação, assim como a Itália. Esse clima de amistoso e um gol sofrido nos primeiros minutos do jogo acabaram com a proposta suíça. No segundo tempo dois gols italianos em sequência deram números finais ao placar. Com a derrota por 3 a 0 a Suíça não ficou apenas na última posição do grupo, mas na última posição entre as 16 Seleções participantes dessa Copa.

Apesar de disputar apenas 3 partidas nesse Mundial os suíços não repetiram o uniforme nenhuma vez. Na estreia, eles usaram o considerado “uniforme titular”, camisa vermelha com a cruz branca no peito, calção branco e meias pretas com detalhes em vermelho e branco.

PRIMEIRO UNIFORME

Na segunda partida o adversário foi a Alemanha que também usava meias pretas e por isso, nesse jogo os suíços entraram em campo com as meias brancas.

UNIFORME ALTERNATIVO

Na última partida o problema era a Itália, que usava calções brancos e dessa vez a Suíça entrou toda de vermelho, mantendo as meias brancas.

UNIFORME ALTERNATIVO

Ainda assim, o goleiro Karl Elsener, que disputou todas as partidas desse Mundial, usou o mesmo uniforme nas três ocasiões. A camisa verde, tradicional para a Suíça na época, com o logo vermelho e a cruz branca no peito e o calção e as meias brancas.

UNIFORME DE GOLEIRO