TOP 10 – Combinação mais usada

A final da Copa do mundo de 2018 foi o 900º jogo da história das Copas do Mundo. Nessa história já foram usadas 127 combinações diferentes de uniformes, desde os mais simples compostos por uma única cor aos mais excêntricos como por exemplo a camisa verde com calção preto e meias vermelha do México 2014 ou camisa listrada em verde e branco com calção azul e meia vermelha da Franca em 1978.

Nesse Top10 eu listei as combinações de uniforme mais usados. Para essa lista eu considerei apenas matizes sem distinguir os tons, ou seja, o azul celeste da Seleção Uruguai e o Azul marinho da Escócia entram na mesma classificação “azul”, assim como camisas grenás ou vinho foram classificadas como “vermelhas”.

As Copas mais antigas não possuem imagens coloridas e por isso em alguns casos a cor dos uniformes são apenas suposições, algumas muito confiáveis como as camisas da França (que sempre foram azuis) e outras mais polemicas como as usadas pela Romênia na década de 30. Contudo mesmo que exista algum erro nessas interpretações isso não seria suficiente para mudar a ordem das cores mais usadas.

Para ver a lista de cores de camisa mais usada na história das Copas click na imagem abaixo.

União Soviética 1958

Em 1958 a União Soviética, do lendário goleiro Lev Yashin ( O “Aranha Negra”), estreava em Copas do Mundo.

Seu primeiro adversário foi de cara a Inglaterra, a “inventora” do futebol. A Seleção Soviética era uma equipe desconhecida e surpreendeu os britânicos com um jogo em que não marcava posição. Quando eles começaram a entender a dinâmica do jogo já estavam perdendo por dois gols. Ainda assim, os ingleses buscaram o empate em 2 a 2 no segundo tempo.

Na segunda partida a adversaria foi a Áustria e então o “Aranha Negra” brilhou mais do que nunca pegando até pênalti e segurando o ataque austríaco. Os soviéticos por sua vez marcaram duas vezes conquistara a vitória por 2 a 0.

Na terceira partida da primeira fase os Soviéticos enfrentaram a Seleção Brasileira e assistiram de perto o surgimento de uma dupla que mudaria para sempre a história do futebol brasileiro. Nem mesmo o excepcional Yashin foi capaz de segurar Pele e Garrincha que estreavam em Copas pelo Brasil. O jogo terminou 2 a 0 para o Brasil com dois gols de Vavá.

Com a derrota a União Soviética precisou disputar uma partida desempate contra a Inglaterra. Os Soviéticos dominaram o primeiro tempo, mas o placar permaneceu inalterado. Contudo, na segunda etapa quando a Inglaterra estavam melhor na partida os soviéticos conseguiram marcar e depois disso se fecharam e contaram com Yashin para manter o placar em 1 a 0.

 Nas oitavas o adversário foi a dona da casa. A Suécia, além de contar com o apoio da torcida ainda era favorecida pelo fado dos soviéticos terem disputado uma partida desempate muito desgastante contra a Inglaterra. Sem forças para enfrentar o ataque sueco os soviéticos foram vencidos por 2 a 0, finalizando sua estreia em mundiais na 6ª colocação.

O vermelho, cor símbolo dos soviéticos, era predominante também em seus uniformes e estava presente tanto nas camisas quanto nas meias, já o calção era tradicionalmente branco. Além disso, a camisa trazia no peito a sigla CCCP de Союз Советских Социалистических Республик (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em branco. Esse mesmo uniforme foi usado em todas as 5 partidas disputadas nesse Mundial.

PRIMEIRO UNIFORME

O Lendário goleiro Lev Yashin disputou as 5 partidas dos soviéticos nessa Copa. Reconhecido como um dos melhores goleiros na história, ele era tão bom que parecia ter 8 braços e sempre usava um uniforme inteiramente preto, daí o apelido “Aranha Negra”.

UNIFORME DE GOLEIRO

Irlanda do Norte 1958

A Irlanda do Norte conseguiu se classificar para o seu primeiro Mundial eliminando a Itália e apostando em uma defesa forte.

No entanto, essa conquista quase foi por água abaixo. Para os anglicanos, religião predominante no país, o domingo é considerado o dia do descanso e por isso nenhuma atividade deve ser realizada, nem as atividades esportivas. O time só foi liberado para disputar a Copa depois que o próprio clero anunciou sua bênção.

Devidamente abençoado os irlandeses entraram em campo contra a Tchecoslováquia e na visão de muitos conseguiu um verdadeiro milagre, vencer a forte seleção Tcheca por 1 a 0.

O segundo adversário foi a Argentina, que infernizou a forte defesa irlandesa e conseguiu marcar três vezes. Os europeus até saíram na frente, mas perderam de virada por 3 a 1.

Para fechar a primeira fase os britânicos enfrentaram a poderosa seleção da Alemanha. Os germânicos jogavam pelo empata, mas tomaram a iniciativa do jogo durante toda a partida. Ainda assim, foram os  irlandeses que passaram à frente do placar em dois contra-ataques. No final a Alemanha mostrou sua força e buscou o empate por 2 a 2.

Com esse resultado Irlanda do Norte e Tchecoslováquia terminaram a primeira fase empatados e tiveram que disputar uma partida desempate. Os especialistas diziam que o mesmo raio não cairia duas vezes no mesmo lugar e que os irlandeses não teriam chances dessa vez. Tudo seguia o roteiro quando o goleiro reserva falhou e os tchecos saíram na frente, mas a Irlanda do Norte conseguiu buscar e segurar o empate até o final da partida. Já na prorrogação eles conseguiram marcar mais uma vez vencendo por 2 a 1 e contrariando a todas as expectativas.

Nas oitavas o adversário foi a França, dona de um poderoso ataque. Os irlandeses estavam exaustos, vindos de uma partida desempate com prorrogação dois dias antes. Além disso, o goleiro titular estava machucado e teve que jogas no sacrifício, pois o reserva estava ainda pior. Com tudo isso os franceses não tiveram problemas em passar por cima dos irlandeses vencendo por  4 a 0. Dessa forma a Seleção da Irlanda do Norte foi eliminada de seu primeiro Mundial ocupando a honrosa 7ª colocação.

A ilha da Irlanda é conhecida como ilha esmeralda isso por que, com seu clima único, a natureza está sempre muito verde. Por esse motivo também o verde se torno a cor símbolo do país e tanto a Irlanda do Norte quanto a sua vizinha do Sul usam camisas verdes em seus uniformes. Completa o kit o calção branco e a meias também verdes.

PRIMEIRO UNIFORME

Os goleiros Harry Gregg e Norman Uprichard usaram camisas amarelas nesse mundial.

UNIFORME DE GOLEIRO