A Inglaterra chegou ao seu terceiro mundial assombrado por uma tragédia. Em fevereiro de 1958 um acidente aéreo vitimou 8 jogadores do Manchester United, que formava a base da seleção, incluindo os craques do time Duncan Edwards e Tommy Taylor.
Ainda em luto os ingleses caíram no grupo D junto com Brasil, Áustria e União Soviética. A estreia foi contra os soviéticos que tinham um futebol científico e não guardavam posição, quando os ingleses finalmente entenderam o que estava acontecendo já perdiam por dois gols. Depois disso eles passaram o resto do jogo cruzando a bola na área e conseguiram diminuir de cabeça e depois empatar com um pênalti mal marcado.
A segunda partida foi contra o Brasil, que conseguiu se defender bem do jogo aéreo inglês. Por outro lado, o goleiro inglês McDonald conseguiu segurar o ataque brasileiro com boas defesas. Dessa forma uma partida terminou 0 a 0 pela primeira vez na história das Copas.
Depois de dois empates bastava ao English Team vencer a Áustria, que vinha de duas derrotas, para se classificar para a segunda fase da Copa. No entanto, os ingleses não contavam com a pontaria austríaca que passou a frente do marcador, por duas vezes, com chutes de longa distância. Os britânicos ainda conseguiram buscar o empate e a partida terminou 2 a 2.
Com esse resultado, Inglaterra e União Soviética ficaram empatados na segunda posição do grupo e, como não havia critério de desempate, tiveram que disputar uma nova partida. O jogo foi tenso e disputado, os soviéticos dominaram o primeiro tempo e os ingleses o segundo, mandando duas bolas na trave e tendo um gol anulado. Ainda assim, justamente quando estava sendo dominada a União Soviética conseguiu marcar o único gol da partida e venceu por 1 a 0.
Com esse resultado a Inglaterra, que no início da temporada de 1958 sonha com o título mundial, foi eliminada ainda na primeira fase e terminou o mundial na 11ª posição.
Nesse mundial os ingleses usaram o seu uniforme tradicional (camisa branca calção azul e meias vermelhas) em todas as partidas.
PRIMEIRO UNIFORME

O goleiro McDonald uso uma camisa amarela nas duas partidas conta a União Soviética e, como era tradição nas equipes britânicas, o complemento do uniforme seguia o dos jogadores de linha.
UNIFORME DE GOLEIRO

Nas partidas contra o Brasil (que usava um uniforme amarelo) e contra Áustria (cujo goleiro também usava uniforme amarelo) o goleiro inglês usou uma camisa aparentemente verde ou azul.
SEGUNDO UNIFORME DE GOLEIRO

Parabéns pelo bom trabalho. Só quem ama o futebol e suas representações faz com excelência
Obrigado João. É a junção de duas paixões, Copa do Mundo e desenhar, fico feliz de você ter gostado.
O segundo uniforme de goleiro da Inglaterra em 1958 tinha a camisa azul, ja que a camisa verde na época era ainda reservada aos goleiros dos clubes.
http://www.englandfootballonline.com/teamunif/goalkeepers/GKUnif1956A.html
Eis uma foto colorida do goleiro Colin McDonald que prova que a cor da segunda camisa de goleiro era azul.
