Hungria 1958

O time húngaro que chegou à Copa de 1958 não era nem sombra da equipe que encantou o mundo 4 anos antes chegando à final da Copa e perdendo de forma surpreendente.  O principal motivo foi a invasão Soviética ocorrida nesse meio tempo.

Mesmo conquistando a classificação com facilidade nas eliminatórias, passando por Noruega e Bulgária, a Seleção Húngara tinha muito para provas durante a Copa. O primeiro adversário foi o País de Gales, e os húngaros animaram quando saíram na frente do placar, mas os galeses conquistaram o empate abusando do jogo aéreo e a partida terminou 1 a 1.

O segundo adversário foi a dona na casa Suécia, e tudo parecia estar contra a Hungria nessa partida e isso incluía o arbitro e até mesmo o seu zagueiro Berende que entregou um gol de graça para a Suécia abrir o placar. Depois disso os húngaros partiram para o ataque e quase empataram, mas ainda tomaram o segundo gol antes de conseguir diminuir. A derrota por 2 a 1 complicava muita suas chances nesse Mundial.

Contudo os húngaros viram suas chances renasceram com o empate entre Suécia e País de Gales e partiram com tudo para cima do México seu terceiro adversário. A seleção Húngara chegou a lembrar a equipe de 54 e passou por cima dos mexicanos, vencendo por 4 a 0 e poderia ser ainda mais.

Dessa forma Hungria e País de Gales tiveram que disputar um jogo extra e dessa vez os húngaros eram vistos como os grandes favoritos. Animados com o êxito da partida anterior a Seleção Húngara partiu para o ataque e conseguiu abrir o marcador ainda no primeiro tempo. No entanto, contrariando os prognósticos os galeses conseguiram o empate no início do segundo tempo e a virada nos 15 min finais da partida. Com a derrota por 2 a 1 a Hungria dava adeus a Copa e a uma era de ouro de sua história.

Nessa Copa a Seleção Húngara entrou em campo com algumas variações do seu uniforme. O uniforme titular tradicional com camisa grená, calção branco e meias verdes foi usado apenas na partida contra Suécia

PRIMEIRO UNIFORME

Já na partida contra o México os húngaros usaram esse mesmo uniforme porém com as meias brancas.

UNIFORME ALTERNATIVO

E o também tradicional uniforme reserva, todo branco com faixas horizontais vermelha e verde no peito, formando a bandeira nacional. Esse uniforme foi usado nas duas partidas contra o País de Gales.

SEGUNDO UNIFORME

O goleiro Grosics usou um uniforme todo negro em todas as partidas.

UNIFORME DE GOLEIRO

Inglaterra 1958

A Inglaterra chegou ao seu terceiro mundial assombrado por uma tragédia. Em fevereiro de 1958 um acidente aéreo vitimou 8 jogadores do Manchester United, que formava a base da seleção, incluindo os craques do time Duncan Edwards e Tommy Taylor.

Ainda em luto os ingleses caíram no grupo D junto com Brasil, Áustria e União Soviética. A estreia foi contra os soviéticos que tinham um futebol científico e não guardavam posição, quando os ingleses finalmente entenderam o que estava acontecendo já perdiam por dois gols. Depois disso eles passaram o resto do jogo cruzando a bola na área e conseguiram diminuir de cabeça e depois empatar com um pênalti mal marcado.

A segunda partida foi contra o Brasil, que conseguiu se defender bem do jogo aéreo inglês. Por outro lado, o goleiro inglês McDonald conseguiu segurar o ataque brasileiro com boas defesas. Dessa forma uma partida terminou 0 a 0 pela primeira vez na história das Copas.

Depois de dois empates bastava ao English Team vencer a Áustria, que vinha de duas derrotas, para se classificar para a segunda fase da Copa. No entanto, os ingleses não contavam com a pontaria austríaca que passou a frente do marcador, por duas vezes, com chutes de longa distância. Os britânicos ainda conseguiram buscar o empate e a partida terminou 2 a 2.

Com esse resultado, Inglaterra e União Soviética ficaram empatados na segunda posição do grupo e, como não havia critério de desempate, tiveram que disputar uma nova partida.  O jogo foi tenso e disputado, os soviéticos dominaram o primeiro tempo e os ingleses o segundo, mandando duas bolas na trave e tendo um gol anulado. Ainda assim, justamente quando estava sendo dominada a União Soviética conseguiu marcar o único gol da partida e venceu por 1 a 0.

Com esse resultado a Inglaterra, que no início da temporada de 1958 sonha com o título mundial, foi eliminada ainda na primeira fase e terminou o mundial na 11ª posição.

Nesse mundial os ingleses usaram o seu uniforme tradicional  (camisa branca calção azul e meias vermelhas) em todas as partidas.

PRIMEIRO UNIFORME

O goleiro McDonald uso uma camisa amarela nas duas partidas conta a União Soviética e, como era tradição nas equipes britânicas, o complemento do uniforme seguia o dos jogadores de linha.

UNIFORME DE GOLEIRO

Nas partidas contra o Brasil (que usava um uniforme amarelo) e contra Áustria (cujo goleiro também usava uniforme amarelo) o goleiro inglês usou uma camisa aparentemente verde ou azul.

SEGUNDO UNIFORME DE GOLEIRO