Em 1958 o Paraguai disputou o seu terceiro Mundial, mas o primeiro fora da América do Sul. A classificação veio diante da poderosa Seleção Uruguaia e com uma surpreendente goleada de 5 a 0. Ainda assim, os paraguaios não eram vistos como uma força para a Copa.
A estreia foi contra a Seleção Francesa, e quem olha o resultado, 7 a 3 para os franceses não tem a ideia correta do que foi o jogo. Os sul-americanos abriram o placar e depois de tomar a virada voltaram à frente do marcador fazendo 3 a 2. Semente depois de perder o meia Parodi e ficar com um a menos é que os franceses conseguiram a vitória.
Na segunda partida, contra a Escócia, os “Guaraníes” engrossaram ainda mais o jogo e, mesmo confundindo valentia com violência em vários momentos, conquistaram a vitória por 3 a 2.
Eles chegaram ao último jogo da primeira fase precisando vencer a Iugoslávia para passar à próxima fase, aos europeus bastava o empate. A tática foi a mesma, muita vontade, violência e pontapés, mas desta vez o adversário possuía as mesmas armas e o resultado consequentemente foi o empate. Os iugoslavos passaram a frente 3 vezes, mas os paraguaios sempre buscaram o empate, marcando o 3 a 3 aos 45 min do segundo tempo.
Apesar de eliminado na primeira fase, da goleada para a França, da violência exagerada e da 12ª colocação geral, a Seleção Paraguaia disputou uma Copa muito digna. Longe de ser o saco de pancada esperado, eles conseguiram endurecer a partida contra adversário poderosos, marcando 9 gols em 3 jogos, conquistando um empate e uma vitória.
Assim como na Copas anteriores o Paraguai usou seu uniforme tradicional em todas as partidas. Calção azul e camisa listrada em vermelho e branco, a única diferença foram as meias que nesse Mundial foram brancas com detalhe superior em vermelho.
PRIMEIRO UNIFORME
Na primeira partida, contra a França, o goleiro Ramón Mayeregger usou um uniforme todo negro, mas depois de tomar 7 gols na estreia ele foi substituído pelo reserva Samuel Aguilar. Aguilar usou esse mesmo uniforme na partida contra a Iugoslávia.
UNIFORME DE GOLEIRO
No entanto, contra a Escócia o goleiro paraguaio usou uma outra versão, com uma camisa cinza e a inscrição “PARAGUAY” no peito.
SEGUNDO UNIFORME DE GOLEIRO


