Argentina 1958

Em 1958 “Nuestros Hermanos” estavam de volta a uma Copa. 24 anos aviam se passo desde a última participação da Seleção Argentina em Mundiais, quando disputou um único jogo na Copa de 1934.

Nas eliminatórias os argentinos passaram por Bolívia e Chile, e no Mundial caíram no grupo da então campeã Alemanha, da britânica Irlanda do Norte e da sempre consistente Tchecoslováquia.

A estreia foi contra a Alemanha e o primeiro problema veio antes mesmo da bola rolar. Portenhos e germânicos tinham uniforme muito parecidos e mesmo com as listras celestes o arbitro pediu para que os argentinos usassem uma camisa alternativa. Como eles não tinha um, a solução foi pegar emprestado a camisa de um time loca, o IFK Malmö. Por um desses acasos do destino a camisa da equipe sueca era amarela e a Seleção Argentina não deve outra escolha senão estreias na Copa de 58 usando a “amarelinha” do seu arquirrival Brasil.

No jogo os argentinos abriram o placar logo no início, mas tomaram o revés perdendo por 3 a 1. O jogo seguinte foi contra a Irlanda do Norte e nessa partida a situação se inverteu, os “Hermanos” saíram a trás do marcador, mas venceram por 3 a 1.

O grupo chegou embolado na última rodada e uma vitória sobre a Tchecoslováquia garantiria a Argentina na segunda fase. Contudo a partida foi um verdadeiro passeio dos tchecos, a zaga argentina falhou muito e os eslavos abriram 3 a 0 ainda no primeiro tempo e no final venceram por 6 a 1. Com essa derrota a Argentina não se classificou para a segunda fase e terminou o Mundial na 13ª colocação.

Nessa Copa a argentina usou seu uniforme tradicional com calção e meias pretas e a camisa listrada em branco e azul celeste apenas nas duas últimas partidas, contra Irlanda do Norte e Tchecoslováquia.

PRIMEIRO UNIFORME

  

Mas como já foi dito, na estreia contra a Alemanha os argentinos improvisaram a camisa amarela do IFK Malmö com o calção e as meias pretas.

UNIFORME ALTERNATIVO

O goleiro argentino Amadeo Carrizo usou um uniforme composto por camisa amarela com calções e mais pretas.

UNIFORME DE GOLEIRO

Mas esta camisa também só foi usada nas partidas contra Irlanda do Norte e Tchecoslováquia. Isso por que no jogo contra a Alemanha os jogadores de linha já estavam de amarelo, então o goleiro também improvisou um camisa, preta com gola e mangas brancas e sem número.

UNIFORME DE GOLEIRO ALTERNATIVO

Escócia 1958

Os escoceses chegaram ao seu segundo Mundial com moral depois de eliminar a poderosa Espanha nas eliminatórias, mas caíram em um grupo forte com França, Iugoslávia e Paraguai (ainda que este último não botasse medo em ninguém.

A estreia foi contra a Iugoslávia que abrio o placar ainda no primeiro tempo. O time do leste europeu continuou pressionando, mas em um dos poucos ataques a Escócia empatou e segurou o resultado de 1 a 1 até o fim.

O próximo adversário seria o Paraguai, e a equipe gaélica esperava vencer com facilidade. No entanto eles não estavam preparados para a forma de jogo paraguaia. No primeiro tempo o futebol prevaleceu e os sul-americanos abriram 2 a 1, mas no segundo tempo a partida virou uma verdadeira guerra, entre uma agressão e outra cada equipe marcou um gol e foi só. Os escoceses sofreram com a violência do adversário e não perderam apenas a partida por 3 a 2, mas também seis jogadores para o jogo seguinte.

A última partida foi contra a França e os escoceses precisavam vencer para manter a esperança de classificação. As franceses que só precisavam de um empate, mas pressionaram e abriram 2 a 0 no primeiro tempo. No segundo os escoceses conseguiram diminuir, no entanto com o desgaste e os desfalques gerados na partida anterior, eles não conseguiram buscar o empate, sendo eliminados ainda na primeira fase. Com essa campanha de 1 empate e 2 derrotas a Seleção da Escócia teve uma das piores campanhas dessa Copa, terminando na 14ª colocação.

A Seleção da Escócia usou combinações de uniforme diferentes em todas as partidas que disputou. O uniforme principal com camisa azul escura, calção branco e meias azuis foi usado apenas na partida contra o Paraguai.

PRIMEIRO UNIFORME

    

Nas outras duas partidas os escoceses usaram seu uniforme reserva, camisa branca e calção azul. A única diferença foram as meias, contra a Iugoslávia eram vermelhas e contra a França azuis.

SEGUNDO UNIFORME

Como já escrevi algumas vezes, nessa época os goleiros de origem britânica costumavam usar calções e meia iguais aos dos jogadores de linha mudando apenas a camisa. Foi assim em todas as partidas desta copa, no jogo contra o Paraguai o goleiro Tommy Younger jogou com camisa amarela, calção branco e meias azuis.

UNIFORME DE GOLEIRO

Na estreia ele usou a camisa reserva que provavelmente era verde, com o calção azul e as meias vermelhas como os jogadores de linha. Já na última partida quem jogou foi o goleiro reserva Willie Brown, pois Younger se lesionou na partida contra o Paraguai, a única mudança foram as meias azuis iguais aos jogadores de linha.

SEGUNDO UNIFORME DE GOLEIRO