Evolução do Uniforme da Holanda (Países Baixos)

Primeiro Uniforme 

A Associação de Futebol Real da Holanda (KNVB) foi fundada em 1889 e filiou-se à FIFA em 1904, mas a primeira partida oficial desta seleção só ocorreu em abril de 1905. Neste encontro os holandeses que venceram a Bélgica por 4 a 1 ainda não usavam a tradicional camisa laranja. O uniforme usado era composto por uma camisa branca com listras diagonais nas cores da bandeira holandesa (azul, branco e vermelho) com caçoes e meias pretas.

A tradicional camisa laranja só foi introduzida dois anos mais tarde, em abril de 1907, contra a mesma Bélgica em sua sexta partida oficial. A escolha dessa cor tão icônica e que não está presente na bandeira se deve a homenagem a Guilherme de Orange impulsionador da independência dos Países Baixos e conhecido como o fundador da nação. Esta também é a cor nacional e da família real. (Lembrando que os Países Baixos ainda são uma monarquia e que a designação Holanda não está totalmente correta, pois esta é apenas uma das províncias desde pais).

Inicialmente o laranja da camiseta era acompanhado por calções brancos e meias azuis e algum tempo depois as meias se tornaram laranjas também. No início dos anos 70 os holandeses passaram a usar o calção preto como sua primeira escolha em muitas oportunidades. Já na Copa de 1978 o calção laranja (formando pela primeira vez um uniforme inteiramente nesta cor) também foi usado.

O calção branco voltou ainda no final desta década e os detalhes nas camisa que antes eram pretos também se tornaram brancos. O uniforme principal se manteve dessa forma por muito anos, incluindo a mais famosa camisa holandesa, produzida pela Adidas e com detalhes geométricos e em degrade. Essa camisa usada na Euro de 1988, foi muito controversa na época, mas hoje sem dúvida é um clássico.

Nesse grande período apenas os detalhes da camisa variaram entre o branco o preto e o azul, até que em 2000 o calção principal voltou a ser preto por um curto período. Em 2004 ele retorna ao branco e em 2006 as meias se tornam azuis.

Desde então o conjunto vai mudando em todas as temporadas e em 2012 a Nike lança um uniforme inteiramente laranja, depois da combinação tradicional em 2014, a empresa americana traz mais uma inovação em 2016 com camisa e calção laranja e meias azuis. Em 2018 o conjunto tradicional retorna.

              

Segundo Uniforme

 A Seleção dos Países Baixos estreou em Mundiais na

Copa de 34 e em sua primeira partida os holandeses usaram seu uniforme reserva: inteiramente azul com as meias em um tom mais claro.

Nas décadas seguintes o uniforme reserva passou a ser inteiramente branco e de 1978 até 1996 camisas e meias continuaram brancas, mas o calção era laranja.

Em 1996 a Nike lança um dos uniformes reserva mais bonitos entre todas as seleções na minha opinião. Com camisa e meias azuis com detalhes me laranja o calção laranja, ele ficou elegante e moderno. Na versão seguinte em 98 o calção fica azul e as meias laranjas, e em 2000 o uniforme reserva se torna inteiramente azul.

Em 2002 a Nike introduziu mais uma grande novidade com a primeira camisa preta usada pela Seleção Holandesa. Esse uniforme inicialmente era completado pelo calção laranja e as meias pretas, mas também foi usado na versão inteiramente preta.

Depois uma versão bem tradicional em 2004 a Nike lança um uniforme reserva fazendo referência à primeira camisa usada em jogos oficiais em homenagem ao centenário desta. Além da camisa branca com as faixas diagonais nas cores da bandeira o uniforme era composto por calção azul e meias brancas.

Em 2007 o uniforme é semelhante ao anterior, mas a camisa ganha um tom de azul claro com detalhes nas cores da bandeira o que o deixa muito parecido com um pijama e em 2010 a camisa volta a ser branca.

A próxima mudança arrojada da Nike acontece em 2012 com o lançamento de um uniforme inteiramente negro com detalhes em laranja na camisa, esse lindo uniforme só foi usado durante uma temporada e no ano seguinte é substituído por um inteiramente branco com grandes detalhes vermelhos e azuis na camisa seguindo o padrão da camisa principal.

De 2014 para cá o uniforme reserva tem sido inteiramente azul, inicialmente em um tom bem escuro e com detalhes em laranja e agora em tons mais claros e com os detalhes em azul escuro.

                                           

Terceiro Uniforme e Uniformes especiais

Os Holandeses introduziram alguns terceiros uniformes nos anos 80 e início dos anos 90, inteiramente azuis e com tons variados. Já em 2004 o terceiro uniforme foi inteiramente preto seguindo a receita encontrada em 2002.

Em 2005 em uma série de amistosos os holandeses usaram um uniforme especialmente produzido pela Nike nas cores preta e branca em campanha contra o racismo.