Hungria 1954

A Hungria liderada por Puskas, um dos maiores jogadores de todos os tempos, era sem dúvidas a maior Seleção daquela época. O time estava invicto a 4 anos e chegou à Copa com amplo favoritismo.

Quando a bola rolou os húngaros fizeram valer seu favoritismo e passaram por cima de seus adversários. Primeiro contra Coreia do Sul, sonoros 9 a 0 contra uma Seleção praticamente amadora, mas que até hoje figura entre as maiores goleadas da história dos mundiais.

O jogo seguinte foi contra a Alemanha e o resultados foi um novo atropelamento, 8 a 3 sobre a Seleção Alemã que retornava a uma Copa depois da II Guerra Mundial. Com o resultado os Húngaros passaram para a segunda fase do Mundial com a melhor campanha.

Nas quartas o adversário foi o Brasil e em um jogo bastante agressivo e mesmo com a ausência de seu grande astro (Puskas) os magiares venceram por 4 a 2 se classificando para a semifinal.  O sorteio colocou outro sul-americano no caminho húngaro, desta vez o atual campeão Uruguai. Para muitos essa seria uma fina antecipada pois se tratavam das duas melhores Seleções do Mundial e na outra perna Áustria e Alemanha não pareciam fazer frente. Puskas novamente era desfalque, depois de se lesionar na primeira partida contra Alemanha, mas ainda assim os húngaros conquistaram um novo triunfo por 4 a 2 passando para a final.

Na grande decisão o adversário seria novamente a Alemanha, mas o jogo em si parecia apenas uma formalidade já que todos davam como certa a conquista Húngara. Contudo alguns fatores colaboraram para que o improvável acontecesse: Puskas fez questão de jogas mesmo lesionado; Berna foi castigada pela chuva no dia anterior encharcando o gramado; O caminho dos húngaros no Mundial foi muito mais cansativo, enfrentando Brasil e Uruguai este último com uma prorrogação.

Com tudo, mesmo abrindo 2 a 0 nos primeiros 20 min (fato que aconteceu em praticamente todas as partidas da Copa graças ao aquecimento prévio que era realizado exclusivamente pelos húngaros), os Alemães buscaram o empate ainda no primeiro tempo e conseguindo a virada no segundo. Dessa forma para o espanto de todos a Hungria perdia seu primeiro jogo em 4 anos e logo o que lhe custou o título de Campeã Mundial.

O uniforme principal usado pelos húngaros na Copa de 54 tinha as mesma características e cores do usado em 34 e 38. As únicas mudanças estavam na gola e na manga da camisa, além do logo que agora estampava as Armas do governo comunista Húngaro.

PRIMEIRO UNIFORME

O goleiro Gyula Grosics usou um uniforme negro, com as mesmas meias verdes do time de linha, em todas as partidas deste Mundial.

UNIFORME DE GOLEIRO

Deixe um comentário