Suíça 1954

Os Suíços chegavam ao seu quarto Mundial seguido, mas agora a Copa era em casa. Ainda assim, mesmo sendo a sede do torneiro a Seleção Suíça não foi definida como cabeça de chave. Dessa forma eles acabaram em um grupo muito forte junto com Itália, Inglaterra e Bélgica.

A estreia foi contra a poderosa Seleção Italiana, mas os dons da casa tiveram uma ajudinha do árbitro brasileiro Mario Vianna, que anulou um gol italiano e foi conivente com o jogo pesado dos suíços. Resultado final 2 a 1 para a Suíça e grande chance de ir a próxima fase.

No segundo jogo o adversário foi a Inglaterra que tinha que vencer para prosseguir na competição. Para os suíços bastava o empate, mas o time inglês fez uma grande partida e venceu por 2 a 0.

Como a Itália venceu a Bélgica na outra partida. Italianos e suíços terminaram a primeira fase empatados tiveram que fazer uma partida desempate. E dessa vez mesmo sem a ajuda da arbitragem os suíços conquistaram uma vitória incontestável por 4 a 1 e seguiram na competição.

Nas quartas o adversário foi a Áustria que vinha de duas vitorias. Os suíços se encheram de esperança quando abriram 3 a 0 no placar em apenas de 20 minutos, mas em pouco mesmos de 10 minutos os austríacos fizeram 5 gols e viraram o placar, tudo isso ainda no primeiro tempo. A chuva de gols continuou e os suíços foram derrotados por 7 a 5, que estabeleceu o recorde de gols feitos em uma única partida de Copa. Assim, a Suíça foi eliminada terminando da 5ª colocação (melhor de sua história).

O uniforme usado pela Seleção Suíça nesse Mundial foi exatamente igual ao usado nos anteriores, camisa vermelha calções brancos e meias pretas.

PRIMEIRO UNIFORME

 

O goleiro Eugène Parlier, assim como seus antecessores nas Copas anteriores, jogou com um uniforme todo nego. A novidade, no entanto, foi o número 2 na camisa, algo no mínimo peculiar para um goleiro.

UNIFORME DE GOLEIRO

Deixe um comentário