Depois de uma ótima participação em 1930 na primeira Copa da história e de ter caído ainda na primeira fase em 1950, os iugoslavos chegaram ao seu terceiro Mundial buscando se afirmar no cenário do futebol mundial.
A Iugoslávia chegou à Copa de 1954 com um time tão pragmático que venceu todas as partidas das eliminatórias por 1 a 0. Na estreia o adversário foi a França e a escrita permaneceu, os Iugoslavos abriram o placar no início do jogo e seguraram o resultado até o fim, vencendo mais uma partida por 1 a 0.
Os outros integrantes do grupo, Brasil e México se enfrentaram e de acordo com o regulamento questionável da Copa os vencedores se enfrentaram na segunda partida. Brasil e Iugoslávia fizeram mais um jogo truncado que terminou em 1 a 1. E então novamente o regulamento entrou em ação, de acordo com as regras a partida foi para a prorrogação e como o empate permaneceu as duas equipes passaram de fase eliminando França e México. Os brasileiros desenformados sobre essa regra bizarra, buscaram o gol alucinadamente enquanto os iugoslavos tentavam avisar que o empate seria bom para os dois.
Nas quartas o adversário foi a desacreditada Alemanha, que voltava a disputar uma Copa do Mundo depois da II Guerra Mundial. Os iugoslavos eram considerados favoritos, mas logo no inicio do jogo a Alemanha abriu o placar com um gol contra. A partir daí o jogo virou uma disputa do ataque iugoslavo contra a defesa alemã, e depois de inúmeras oportunidades perdidas para empatar, os alemães marcaram o segundo gol em um contra-ataque.
Com essa derrota e o empate na primeira fase os iugoslavos terminaram com a pior campanha entre as equipes que chegaram até as quarta-de-final, ocupando a 8ª colocação geral.
Nesse Mundial a Iugoslávia usou seu uniforme tradicional (camisa azul, calção branco e meias vermelhas) nas duas últimas partidas, contra Brasil e Alemanha e não venceu nenhuma.
PRIMEIRO UNIFORME
Contudo a estreia contra a França é controversa. Como as duas equipes possuem uniforme idênticos fica claro que uma delas utilizou uma camisa alternativa. Embora existam interpretações que mostram a França com camisas vermelhas, eu acredito baseado nas fotos e nos vídeos da partida que quem jogou de vermelho foi a Iugoslávia. Isso principalmente porque, a camisa dos iugoslavos parece mais escura que a dos franceses e o vermelho é sempre representado por um tom mais escuro que o azul em imagens preto e branco.
SEGUNDO UNIFORME
O goleiro Vladimir Beara usou um uniforme todo negro em todas as partidas dessa Copa.
UNIFORME DE GOLEIRO


