Os Frances estiveram presentes nas 3 primeiras Copas do mundo, obtendo sempre colocações intermediarias (9ª em 30, 10ª em 34 e 8ª em 38). Depois de uma ausência por desistência na Copa de 50 os franceses chegaram ao seu quarto Mundial em 1954 só que desta vez as expectativas eram bem maiores.
Depois de uma grande campanha nas eliminatórias os azuis chagaram ao Mundial como um dos cabeças de chave junto com o Brasil, o grupo ainda continha a Iugoslávia e México.
A estreia contra a Iugoslávia abriu a Copa de 54, e trouce algumas novidades. Esta foi primeira Copa transmitida ao vivo pela televisão (somente para alguns países da Europa é claro) e também foi a primeira vez que os jogadores tinham numeração fixa, do início ao final do Mundial.
Uma vitória praticamente classificaria a França para a próxima fase, já que o próximo adversário seria a fraca Seleção Mexicana, mas logo no início do primeiro tempo os iugoslavos abriram o placar e seguraram o resultado até o fim.
No jogo contra o México não havia escolha, a única chance era vencer e torcer para que houvesse um vencedor na partida entre Brasil e Iugoslávia, dessa forma teimamos um jogo desempate entre o perdedor e a Franca. Os franceses conseguiram aos trancos e barrancos fizeram a sua parte, abriram 2 a 0, tomaram o empate, mas aos 43 minutos do segundo tempo asseguraram a vitória com o terceiro gol. Contudo, a outra partida terminou em 1 a 1 e dessa forma os franceses foram novamente eliminados nas fazes iniciais do Mundial, ficando na 9ª colocação.
O tradicional uniforme francês foi o mesmo das Copas anteriores, camisa azul, calção branco e meias vermelhas.
PRIMEIRO UNIFORME
Ele foi usado nas duas paridas
O uniforme usado pelo goleiro François Remetter em 1954 foi um dos primeiros a ter algum tipo de detalhe até então, exceção feita aos goleiros que usavam o uniforme reserva dos jogadores de linha. O detalhe em questão era bem simples, uma listra vermelha na altura do peito em um uniforme todo preto.
UNIFORME DE GOLEIRO

