Despois de ganhar a vaga em 1950, mas desistir da disputa, a Turquia finalmente estreou em Copas no Mundial de 1954. Se em 50 a vaga foi conquistada com facilidade desta vez foi suada e garantida por um menino de apenas 13 anos.
Nas eliminatórias o adversário foi a Espanha e no primeiro jogo em Madri, os turcos foram atropelados por 4 a 1. Contudo, na volta em Istanbul, eles se recuperaram e venceram por 1 a 0. Não havia saldo de gol e como cada equipe tinha uma vitória o regulamento previa uma partida desempate em campo neutro, o jogo aconteceu em Roma e turcos e espanhóis empataram em 2 a 2 deixando a disputa ainda em aberto. A vaga então, foi decidida em um sorteio que aconteceu logo após o termino do jogo. Coube ao filho de um dos dirigentes locais tirar o papel da cumbuca, e assim, Luigi Gemma de apenas 13 anos garantiu a Turquia na Copa, como agradecimento os turcos levaram o menino para a Copa como mascote.
Ainda assim, a Seleção Turca não teve a mesma sorte no Mundial. Para começar mesmo sendo uma das cabeças de chave o primeiro adversário foi a poderosa, mas desacreditada Alemanha. Os turcos saíram na frente, mas tomaram a virada e foram goleados por 4 a 1. Na segunda partida o adversário foi a inocente Coreia do Sul e a Seleção Turca não tomou conhecimento vencendo por 7 a 0.
Com uma vitória e uma derrota, Turquia e Alemanha estavam empatados e novamente os turcos disputariam uma partida desempate. O técnico Sandro Puppo, tirou do jogo os principais goleadores turcos, os atacantes Suat e Burham e para piorar o goleiro Sükrü se machucou no primeiro tempo, quando a partida ainda estava 2 a 1. Sem os principais artilheiros e praticamente sem goleiro, os turcos foram presas faces para a experiente Seleção Alemã que dispararam sonoros 7 a 2 no placar.
Os turcos terminaram seu primeiro mundial ocupando a 10ª colocação geral. Com uma vitória, contra uma das piores Seleções em Copas e duas derrotas, ambas para a Alemanha.
O uniforme da Seleção Turca era baseado na bandeira e era um dos mais bonitos da época. O titular era composto de camisas e calções brancos e meias vermelhas. Na camisa havia uma listra horizontal vermelha na altura do peito com uma meia lua e uma estrala, símbolos presentes também na bandeira nacional.
PRIMEIRO UNIFORME
Esse uniforme foi usado nas partidas contra a Creia do Sul e na segunda partida contra a Alemanha.
No uniforme reserva a única alteração ocorreu na camisa que mudou de branco para vermelho, e nessa versão também havia uma faixa branca, agora com a bandeira turca no peito.
SEGUNDO UNIFORME
Esse uniforme foi usado apenas na estreia contra a Alemanha.
O goleiro Turgay Seren disputou as duas primeiras partidas e usou uma camisa aparentemente amarelo com a numeração preta e com um logo no peito que lembra a bandeira turca.
UNIFORME DE GOLEIRO
Na terceira partida quem entrou em campo foi o goleiro Sükrü Ersoy com uma camisa provavelmente cinza com a numeração branca e sem nenhum logo no peito.
UNIFORME DE GOLEIRO ALTERNATIVO



