TOP 10 – Uniforme Improvisado

Até a metade do século passado era muito comum as Seleções de futebol na terem uniforme reserva, principalmente as não europeias. Isso se devia principalmente a econômia de gastos e a baixa frequência dos confrontos. Dessa forma quando havia a necessidade de uma das equipes usarem um uniforme reserva a solução era improvisar, normalmente pegando emprestando as camisas de uma equipe local.

O objetivo desse post é listar as 10 improvisações de uniformes mais marcantes já ocorridas em Copas do Mundo. Desde camisas emprestadas até camisas compradas às pressas no mercado local. Algumas vezes o uniforme inteiro é improvisado, outras são mais sutis e só improvisam as meias e tem também um caso onde o uniforme não foi improvisado pela equipe, mas por apenas um jogador.

Para ver a lista das 10 improvisações de uniformes mais marcantes das Copas click na imagem a baixo.

Itália 1954

A Itália chegou ao Mundial de 1954 com uma equipe completamente reformulada em relação a Copa anterior. Ainda assim, os bicampeões mundiais não vinham obtendo bons resultados nas últimas temporadas.

O jogo de estreia foi exatamente contra a Suíça, anfitriã do mundial. E depois de um jogo disputado e até violente os donos da casa venceram por 2 a 1. Os italianos reclamaram muito do árbitro brasileiro Mário Vianna, que teria anulado um gol legal da Azzurra quando o jogo ainda estava 1 a 1, além de permitir que os suíços distribuíssem panadas durante toda a partida.

O jogo seguinte era contra a Bélgica e uma nova derrota eliminara os italianos do Mundial. Depois de um primeiro tempo acirrado, os belgas perderam as forças e a Seleção Italiana conseguiu uma bela vitória por 4 a 1.

Com a derrota da Suíça para Inglaterra, as duas equipes empataram em número de pontos e disputaram uma partida desempate. O discurso dos italianos era que: se a arbitragem fosse justa eles poderiam vencer a retranca Suíça.

Mas a história não foi bem assim, mesmo sem nenhum auxilio do juiz o time suíço conseguiu uma acachapante vitória de 4 a 1 sobre os italianos. Dessa forma a Azzurra foi eliminada do Mundial ficando na 11ª colocação e para piorar, quando os atletas retornaram para seu país foram recebidos com uma chuva de tomates podres.

Em 1954 o uniforme principal dos italianos foi o mesmo da Copas anteriores, a tradicional camisa azul, com calções brancos e meias pretas.

Esse uniforme foi usado nas três partidas disputas desse Mundial.

PRIMEIRO UNIFORME

Nessa época os italianos ainda possuíam duas versões para o uniforme reserva, uma toda branca e outra com uma faixa azul no peito. Contudo, como já foi dito, não houve a necessidade de utilizá-los.

SEGUNDO UNIFORME

Na década de 30 os goleiros italianos usavam tradicionalmente uniformes inteiramente negros, mas nas décadas seguintes eles mudaram para a camisa cinza ou em algumas oportunidades verde. Em 1954, os goleiros Giorgio Ghezzi e Giovanni Viola não fugiram a nova regra usaram camisas cinzas com calções e meias pretas.

UNIFORME DE GOLEIRO