Com amplo domínio em seu próprio continente os mexicanos ainda tentavam firma seu nome no cenário mundial. No entanto, o adversário da estria seria novamente o Brasil (assim como no mundial anterior). O resultado foi uma nova derrota por goleada (dessa vez 5 a 0). Nessa partida o goleiro Carbajal (um dos maiores jogadores da história do país) desfalcou a equipe mexicana e a Seleção Brasileira se aproveitou marcando quatro gols ainda no primeiro tempo. Com o jogo morno no segundo tempo o Brasil fim o quinto jogo e liquidou a partida.
Na segunda partida Carbajal voltou ao time e os mexicanos precisando vencer para não serem eliminados. O adversário era a França que também havia predito o jogo de estreia e estava na mesma situação. Os Franceses abriram dois gols de vantagem, mas equipe mexicana não desistiu e conseguiu empatar. Porém nos últimos minutos os franceses marcaram pela terceira vez e venceram por 3 a 2.
Dessa forma a Seleção Mexicana apresentou um futebol um pouco melhor na Copa de 1954, ainda assim, com essa campanha os mexicanos completaram 8 derrotas em 8 partidas em Copas.
O uniforme usado pelos mexicanos em 1954 era praticamente igual ao usado nas Copas anteriores. Camisa grana com calções e meias negras.
PRIMEIRO UNIFORME
Os goleiros Mota e Carbajal usaram uniformes todos negros nesse mundial.
UNIFORME DE GOLEIRO

