Tchecoslováquia 1954

Depois de ficar de fora em 50, os tchecos chegaram ao seu terceiro mundial na Copa de 1954. Contudo deram o azar de cair no grupo mais forte do Mundial, com Uruguai, Áustria e Escócia.

O primeiro adversário foi exatamente o Uruguai, então campeão mundial. Os uruguaios dominaram a partida e venceram por 2 a 0. Por isso, só a vitória interessava na segunda partida, mas novamente os tchecos não foram pareôs para os austríacos e foram goleados por 5 a 0.

Com as duas derrotas a Tchecoslováquia, não tinha mais chances de seguir no Mundial e por isso a terceira partida (contra a Escócia que também já estava eliminada) nem chegou a ser realizada. Essa foi a primeira vês que os tchecos foram eliminados na primeira fase e também sua pior campana até então.

Não era comum até a década de 50 as seleções terem uniforme reserva, ainda assim, a Tchecoslováquia sempre foi uma exceção e curiosamente usou o segundo uniforme nas três primeiras Copas que disputou. A novidade é que em 54 os tchecos inverteram a ordem dos uniformes, a camisa branca passou a ser a titular e a vermelha passou par a reserva.

Os uniformes dessa época eram sempre muito simples e sem detalhes, mas novamente os tchecos eram uma exceção. As camisas tanto principal quanto reserva tenham linhas horizontais na altura do peito com as cores da bandeira junto com o escudo da seleção em forma de estrela. Essa combinação tornava este um dos uniformes mais bonitos desse Mundial.

Além da camisa branca com listras no peito o uniforme titular era composto por calções azuis e meias listradas em branco, vermelho e azul. Este uniforme foi usado na estreia contra o Uruguai.

PRIMEIRO UNIFORME

O uniforme reserva era composto por camisas vermelhas, como já foi dito, calções brancos e o mesmo meião listrado do uniforme principal. Este uniforme foi usado na segunda partida contra a Áustria.

SEGUNDO UNIFORME

Os dois goleiros da Tchecoslováquia jogaram na Copa de 1954, cada um disputou uma das partidas. Os uniformes de ambos eram praticamente iguais, todo negro, mas com algumas diferenças. Na primeira partida o titular Theodor Rejman jogou com o uniforme todo negro, mas com as meias listradas iguais as dos jogadores de linha e na camisa o número era vermelho.

UNIFORME DE GOLEIRO

Na segunda partida quem jogou foi o reserva Imrich Stacho, que jogou com meias negras e os números na camisa eram brancos.

UNIFORME DE GOLEIRO ALTERNATIVO

Deixe um comentário