Em sua primeira Copa do Mundo a Escócia caiu no Grupo C, considerado o mais equilibrado do Mundial, que contava também com a tradicional equipe austríaca, a Tchecoslováquia vice-campeã de 34 e o Uruguai bicampeão mundial.
Na primeira partida o adversário foi a Áustria e o jogo ficou longe de ser um espetáculo. Mesmo com poucos lances de gol durante a partida, os austríacos abriram o placar e conseguiram se manter à frente até o final, ou quase. No último minuto os escoceses conseguiram empatar, mas o goleiro Schmied puxou a bola de dentro do gol e o árbitro não chegou a ver o gol.
Depois dessa derrota a Escócia entrou em crise e as divergências com os dirigentes fizeram o Técnico Andy Beattie pedir demissão em plena Copa do Mundo (único caso em toda a história). Sem um líder e irritados com a saída do técnico os escoceses foram atropelados pelos uruguaios que venceram por 7 a 0. Dessa forma os escoceses terminaram sua primeira participação em mundiais com a penúltima colocação.
O uniforme tradicional dos escoceses é composto por camisa azul escura, calção branco e meia vermelhas. Essa composição foi utilizada na partida contra os uruguaios.
PRIMEIRO UNIFORME
Na estreia contra a Áustria os escoceses usaram uma variação desse uniforme com as meias brancas.
UNIFORME ALTERNATIVO
O goleiro Fred Martin usou uma camisa amarela nessa Copa do Mundo. O calção e as meias eram iguais aos usados pelos jogadores de linha, ou seja, foram usadas duas versões. Calção branco e meias vermelhas contra o Uruguai e tanto calções quanto meias brancas na estreia contra a Áustria.
UNIFORME DE GOLEIRO
UNIFORME DE GOLEIRO ALTERNATIVO



