Uruguai 1950

Finalmente o Uruguai voltava a um Copa para defender o título ganho em 1930. Mas em 50 a celeste olímpica (apelido dado em referência ao bicampeonato olímpico, 1924 e 1928) não tinha mais o mesmo status de outrora.

Ainda assim, desde o início tudo parecia estar a favor dos uruguaios. Graças ao sorteio eles caíram no grupo 4, junto com Escócia, Turquia e a fraca seleção da Bolívia. Os dois primeiros desistiram de disputar o mundial e suas vagas foram oferecidas para França e Portugal que também recusaram.

Restando apenas duas seleções no grupo, um único jogo decidiria a equipe que passaria para a próxima fase. Os bolivianos não tiveram a menor chance, o Uruguai venceu aplicando uma das maiores goleadas da história das Copas, 8 a 0.

No quadrangular final, os uruguaios iniciaram apenas com um empate contra os espanhóis (2 a 2). Em seguida foi a vez de enfrentar a Suécia e venceu por 3 a 2. A última partida era contra o Brasil que vinda de duas goleadas contra esses mesmo adversários.

Só a vitória interessava aos uruguaios, uma vez que o empate daria o título aos brasileiros. E o jogo parecia perdido quando o Brasil abriu o placar, mas a celeste olímpica conseguiu buscar forças para reagir e virar a partida. Com a vitória por 2 a 1 o Uruguai se sagrou bicampeão Mundial em um dos resultados mais inesperados da História das Copas do Mundo. Esse jogo é lembrado com um dos maiores momentos do futebol uruguaio e recebeu o apelido de Maracanazo.

O uniforme do Uruguai era composto pela tradicional camisa azul celeste com meias e calções negros. A grande novidade desse mundial em relação aos uniformes era a introdução da numeração nas camisas, (que na verdade já eram bem comuns na época). E os uruguaios não fizeram por menos, colocando números vermelhos em suas camisa, combinação um pouco estranha, mas que evidentemente trouxe muita sorte.

PRIMEIRO UNIFORME

Esse uniforme foi usado nas 4 partidas do Uruguai no mundial. Já o goleiro Máspoli usou um uniforme todo negro durante o mundial.

UNIFORME DE GOLEIRO