Primeiro Uniforme
A primeira partida da Seleção Brasileira de Futebol ocorreu em 21 de julho
de 1914, ano de fundação da Federação Brasileira de Sports. Nesse jogo o Brasil usou um uniforme todo branco com detalhes azuis nas mangas. Dois anos mais tarde a FBS deu lugar a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) mas o uniforme permaneceu branco, salvo raras exceções, como no Sul-americano de 1916 quando o Brasil usou camisas listradas em verde e amarelo.
Além disso, nas primeiras décadas do século XX não era comum as Seleções terem uniformes reservas isso fez com que a Seleção Brasileira fosse obrigada a improvisar camisas em algumas ocasiões. Por isso o Brasil já entrou em campo usando as camisas de times como o Peñarol e o Boca Junior, além de vestir camisas vermelhas em duas partidas.
Durante as décadas seguintes, a camisa do uniforme titular permaneceu branca, mas o calção sofreu variações entre branco e azul. E com esse uniforme o Brasil disputou as Copas de 30, 34, 38 e 50. Esta última em casa e todos sabemos como terminou. A derrota na “final” para o Uruguai foi tão traumática que fez a camisa branca ser taxada de azarada e por isso dois anos mais tarde em 1952 o jornal Correio da Manhã organizou um concurso para escolher o novo uniforme da Seleção Brasileira.
O vencedor foi o gaúcho Aldyr Garcia Shlee, de apenas 19 ano. Nascia assim, um dos mais tradicionais e temidos uniforme do planeta, camisa amarela com detalhes em verde, calção azul com detalhes em branco e meias brancas. Desde então o uniforme principal não mudou mais e sofreu apenas alterações nos detalhes, especialmente na gola e nas mangas.



Segundo Uniforme
Como já foi dito, nas primeiras décadas do século XX o Brasil não tinha um uniforme reserva pré-definido e por isso muitas vezes improvisava nos momentos de necessidade. A primeira vez que isso aconteceu durante uma Copa foi em 1938, quando o Brasil jogou de azul claro contra a Polônia, tiveram que comprar esse jogo de camisas de última hora. Depois disso se tornou relativamente comum o brasil usar o azul como uniforme reserva.
Alguns anos mais tarde o Brasil passou a jogar de amarelo e a necessidade de uma camisa reserva se tornou muito mais rara. Mas por acasos da vida ela voltou a ser necessária na Copa de 1958 e exatamente na final contra a Suécia (dona da casa e que também usava camisas amarelas). O Brasil perdeu o sorteio e teria que alterar o seu uniforme, por incrível que pareça a primeira opção foi a camisa branca, mas a comissão técnica logo percebeu que os jogadores não ficaram a vontade com essa ideia.
Então o técnico Vicente Feola e o supervisor Carlos Nascimento tiveram a ideia de usar o azul e para animar os jogadores eles disseram que o Brasil entraria em campo vestindo o “manto de Nossa Senhora Aparecida”, além disso, eles lembraram os jogadores que das cinco Copas anteriores quatro haviam sido vencidas por equipes com camisas azuis.
Uma vez escolhida a cor, restava conseguir
as camisas e a solução foi procurar no comercio de Estocolmo. Depois disso coube ao massagista Mario Américo arrancar os escudos e os números bordados nas camisas amarelas e costurá-los nas azuis.
O Brasil goleou a Suécia na Final e a partir de então a camisa azul passou oficialmente a compor o uniforme reserva da Seleção Brasileira.
Para ver a evolução do uniforme da Seleção Brasileira usado em Copa click na imagem abaixo.
PS: Conforme eu for colocando os uniformes usados pelo Brasil vou atualizando a página da evolução do uniforme.






usou camisas brancas e calções pretos. E nesse intervalo é interessante notar que em duas oportunidades, no mundial de 1930 e no sul-americano de 1945, foram bordadas letras na camisa de cada um dos jogadores formando respectivamente as frases “VIVA URUGUAY” e “VIVA CHILE” para homenagear os anfitriões.
Só houve uma exceção em que os bolivianos não usaram as camisas brancas durante essa época. Isso ocorreu em 1945, quando o uniforme usado estampava as cores da Seleção de Cochabamba, e a camisa tinha listras pretas e brancas. Essa também foi a primeira vez que a camisa trazia um escudo, e este tinha um modelo simples com as cores da bandeira nacional.
Em 1957 ficou decidido que a camisa da Seleção Boliviana deveria estampar uma das cores da bandeira boliviana, contudo o vermelho já era usado por países como Chile e Paraguai e o amarelo por Brasil, Colômbia e Equador. Foi escolhido então a cor verde, e dessa forma a equipe boliviana passou a ser a única a usar camisas dessa cor. Completando esse uniforme os calções passaram a ser brancos e as meias também eram verdes. Depois disso o uniforme principal da Bolívia não sofreu grandes alterações e ainda mantes as mesmas cores básicas.
reserva também não sofreu grandes alterações e até pouco tempo essa era a única combinação usada.