Evolução do Uniforme do Brasil

Primeiro Uniforme

A primeira partida da Seleção Brasileira de Futebol ocorreu em 21 de julhobranca de 1914, ano de fundação da Federação Brasileira de Sports. Nesse jogo o Brasil usou um uniforme todo branco com detalhes azuis nas mangas. Dois anos mais tarde a FBS deu lugar a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) mas o uniforme permaneceu branco, salvo raras exceções, como no Sul-americano de 1916 quando o Brasil usou camisas listradas em verde e amarelo.

verde amarelaAlém disso, nas primeiras décadas do século XX não era comum as Seleções terem uniformes reservas isso fez com que a Seleção Brasileira fosse obrigada a improvisar camisas em algumas ocasiões. Por isso o Brasil já entrou em campo usando as camisas de times como o Peñarol e o Boca Junior, além de vestir camisas vermelhas em duas partidas.

Durante as décadas seguintes, a camisa do uniforme titular permaneceu branca, mas o calção sofreu variações entre branco e azul. E com esse uniforme o Brasil disputou as Copas de 30, 34, 38 e 50. Esta última em casa e todos sabemos como terminou. A derrota na “final” para o Uruguai foi tão traumática que fez a camisa branca ser taxada de azarada e por isso dois anos mais tarde em 1952 o jornal Correio da Manhã organizou um concurso para escolher o novo uniforme da Seleção Brasileira.

O vencedor foi o gaúcho Aldyr Garcia Shlee, de apenas 19 ano. Nascia assim, um dos mais tradicionais e temidos uniforme do planeta, camisa amarela com detalhes em verde, calção azul com detalhes em branco e meias brancas. Desde então o uniforme principal não mudou mais e sofreu apenas alterações nos detalhes, especialmente na gola e nas mangas.

Satellitealdyr_schleeamarelo

Segundo Uniforme

Como já foi dito, nas primeiras décadas do século XX o Brasil não tinha um uniforme reserva pré-definido e por isso muitas vezes improvisava nos momentos de necessidade. A primeira vez que isso aconteceu durante uma Copa foi em 1938, quando o Brasil jogou de azul claro contra a Polônia, tiveram que comprar esse jogo de camisas de última hora. Depois disso se tornou relativamente comum o brasil usar o azul como uniforme reserva.

Alguns anos mais tarde o Brasil passou a jogar de amarelo e a necessidade de uma camisa reserva se tornou muito mais rara. Mas por acasos da vida ela voltou a ser necessária na Copa de 1958 e exatamente na final contra a Suécia (dona da casa e que também usava camisas amarelas). O Brasil perdeu o sorteio e teria que alterar o seu uniforme, por incrível que pareça a primeira opção foi a camisa branca, mas a comissão técnica logo percebeu que os jogadores não ficaram a vontade com essa ideia.

Então o técnico Vicente Feola e o supervisor Carlos Nascimento tiveram a ideia de usar o azul e para animar os jogadores eles disseram que o Brasil entraria em campo vestindo  o “manto de Nossa Senhora Aparecida”, além disso, eles lembraram os jogadores que das cinco Copas anteriores quatro haviam sido vencidas por equipes com camisas azuis.

Uma vez escolhida a cor, restava conseguircamisapele58 as camisas e a solução foi procurar no comercio de Estocolmo. Depois disso coube ao massagista Mario Américo arrancar os escudos e os números bordados nas camisas amarelas e costurá-los nas azuis.

O Brasil goleou a Suécia na Final e a partir de então a camisa azul passou oficialmente a compor o uniforme reserva da Seleção Brasileira.

Para ver a evolução do uniforme da Seleção Brasileira usado em Copa click na imagem abaixo.

Brasil

PS: Conforme eu for colocando os uniformes usados pelo Brasil vou atualizando a página da evolução do uniforme.

Suécia 1950

Em 1950 a Federação Sueca de Futebol, por questões sindicais, não permitia que jogadores profissionais atuassem por sua Seleção. Consequentemente a equipe que disputou a Copa no Brasil era formada apenas por jogadores amadores. Contudo, isso não impediu os suecos de realizam um grande mundial.

A Seleção Sueca caiu no grupo 3 junto com Itália e Paraguai (a Índia também estava nesse grupo, mas desistiu de participar do mundial). O primeiro jogo foi contra a então campeã Itália e suecos conseguiram uma surpreendente vitória por 3 a 2. Então na segunda partida a equipe sueca decepcionou e ficou apenas no empate em 2 a 2 contra o Paraguai. Ainda assim, por ter a melhor campanha do grupo, a Seleção Sueca avançou para a segunda etapa.

Na fase final o primeiro jogo foi contra a Seleção Brasileira e sob os olhares de quase 140 mil torcedores os suecos sofreram uma acachapante goleada de 7 a 1. Na partida seguinte nova derrota, agora por 3 a 2 contra o Uruguai e dessa forma os europeus davam adeus às chances de título. Restava a disputa pela terceira colocação contra a Espanha e dessa vez os suecos venceram por 3 a 1 e conquistaram a 3 ª colocação no mundial.

O uniforme usado pela Seleção Sueca era o mesmo usado nas Copas anteriores, Camisa amarela com a bandeira bordada no peito, calção azul e meias pretas. Esse uniforme foi usado em todas as partidas nessa Copa.

PRIMEIRO UNIFORME

Suécia-1 50

O goleiro Kalle Svensson da Suécia foi um dos destaques do mundial, tanto que após o mundial ele ganhou o apelido de “Rio-Kalle” em alusão a cidade maravilhosa. O uniforme usado por ele era basicamente azul com tons diferentes para a camisa e para o calção.

UNIFORME DE GOLEIRO

Suécia-G 50

Espanha 1950

A Copa de 1950 foi a segunda disputada pela Espanha, e o resultado obtido só não foi melhor que o título conquistado em 2010. Na primeira fase, os espanhóis venceram as três partidas, incluindo a Inglaterra (uma das favoritas ao título) no último jogo (1 a 0), as outras vitórias foram sobre Estados Unidos (3 a 1) e Chile (2 a 0).

Classificada para a segunda a fase, a Seleção Espanhola enfrentou os vencedores dos outros grupos para decidir o campeão. O primeiro adversário foi o Uruguai e, em um jogo muito duro, europeus e sul-americanos empataram em 2 a 2. O segundo adversário foi o Brasil, dono da casa e grande favorito ao título, os brasileiros já haviam goleado a Suécia no primeiro jogo e repetiram a dose, vencendo os espanhóis por 6 a 1.

Dessa forma acabava o sonho do título espanhol, e restava apenas disputar a terceira colocação contra os suecos no terceiro jogo. Contudo, novamente os espanhóis foram derrotados, (3 a 1 para a Suécia) terminando o mundial na honrosa 4ª colocação.

O uniforme usado pela Seleção Espanhola na Copa de 1950 era basicamente o mesmo usado em 1934, com exceção do escudo bordado no peito. Contudo, o que poucos sabem é que em boa parte do período entre essa duas Copas os espanhóis não usaram sua tradicional camisa vermelha. Nessa época a Espanha passou por uma Guerra Civil, que é conhecida como um dos momentos mais sangrentos de sua história, entre os Nacionalistas (vencedores do conflito) e os Republicanos que eram representados pela cor vermelha. Por isso os liderem do Movimento Nacional mudaram as cores do uniforme da Seleção Espanhola de Futebol, inicialmente para branco (em 1936) e depois em 1939, mesmo com o fim do conflito, para azul. A camisa só voltou a cor original em 1947, três anos antes do mundial no Brasil.

PRIMEIRO UNIFORME

Espanha-1 50

Com a volta da camisa vermelha como uniforme principal, em 1947, os espanhóis passaram a usar a camisa azul como uniforme reserva. E esse uniforme foi usado apenas na segunda partida do Mundial, na vitória por 2 a 0 contra o Chile.

SEGUNDO UNIFORME

Espanha-2 50

O goleiro Antonio Ramallets disputou 4 das 6 partidas jogadas pela Espanha nesse mundial, e mesmo sofrendo 6 gols contra o Brasil, ele foi eleito o melhor goleiro da competição. Tanto ele quanto Ignacio Eizaguirre, que jogou as outras duas partidas, usaram o uniforme abaixo nesse mundial.

UNIFORME DE GOLEIRO

Espanha-G 50

Evolução do Uniforme da Bolívia

Primeiro Uniforme

Desde sua fundação em 1926 até o fim da década de 50 a Seleção BolivianaBolívia 30 usou camisas brancas e calções pretos. E nesse intervalo é interessante notar que em duas oportunidades, no mundial de 1930 e no sul-americano de 1945, foram bordadas letras na camisa de cada um dos jogadores formando respectivamente as frases “VIVA URUGUAY” e “VIVA CHILE” para homenagear os anfitriões.

bolivia-1946-sudamericano-02Só houve uma exceção em que os bolivianos não usaram as camisas brancas durante essa época. Isso ocorreu em 1945, quando o uniforme usado estampava as cores da Seleção de Cochabamba, e a camisa tinha listras pretas e brancas. Essa também foi a primeira vez que a camisa trazia um escudo, e este tinha um modelo simples com as cores da bandeira nacional.bolivia-1953-copa-america

Somente em 1953, novamente sobre a camisa branca, o escudo passou a ser similar ao usado atualmente.

bolivia-1957-eliminatorias-01Em 1957 ficou decidido que a camisa da Seleção Boliviana deveria estampar uma das cores da bandeira boliviana, contudo o vermelho já era usado por países como Chile e Paraguai e o amarelo por Brasil, Colômbia e Equador. Foi escolhido então a cor verde, e dessa forma a equipe boliviana passou a ser a única a usar camisas dessa cor. Completando esse uniforme os calções passaram a ser brancos e as meias também eram verdes. Depois disso o uniforme principal da Bolívia não sofreu grandes alterações e ainda mantes as mesmas cores básicas.

Segundo Uniforme

A primeira vez que os bolivianos usaram um uniforme reserva foi em 1977 e ele era composto por camisas brancas, calções verdes e meias brancas, ou seja, era o inverso do uniforme principal. O uniformeBolivia-2015-2016-Copa-America-Qualifiers-Kit (3) (1) reserva também não sofreu grandes alterações e até pouco tempo essa era a única combinação usada.

Contudo, com a justificativa de tentar “intimidar” os adversários a marathon produziu pela primeira vez um terceiro uniforme para a Seleção Boliviana. Nele a camisa é vermelha e o calção branco. Esse uniforme foi usado pela primeira vez durante as Eliminatórias para a Copa de 2018 na partida contra o Equador.

Para ver a evolução do uniforme da Bolívia usado em Copa click na imagem abaixo.

Bolívia

PS: Conforme eu for colocando os uniformes usados pela Bolívia vou atualizando a página da evolução do uniforme.