Iugoslávia 1950

Depois de fazer sua estreia na Copa de 1930 e de ficar ausente em 34 e 38, a Iugoslávia voltou a participar de um mundial em 1950. Coincidentemente os iugoslavos ficou de fora das duas Copas que ocorreram em seu próprio continente, mas marcou presença quando o mundial foi realizado na América do Sul.

A Seleção Iugoslava conquistou a sua vaga nas eliminatórias vencendo a tradicional equipe francesa (que mais tarde foi convidada a participar do mundial, mas não aceitou), e pois isso chegou ao mundial com muitas expectativas. Além disso, A seleção Iugoslava era considerada uma das equipes mais técnicas da Europa e por consequência do mundo.

Contudo, eles não deram sorte no sorteio e caíram no grupo do Brasil (anfitrião e grande favorito ao título) e da Suíça (equipe sempre difícil de vencer).  Os iugoslavos estrearam muito bem vencendo a Suíça por 3 a 0 e em seguida conquistaram uma nova vitória, agora sobre o México por 4 a 1. Na última rodada Brasil e Iugoslávia ia decidir quem passaria para a próxima fase. Os europeus jogavam por um empate, mas foram derrotados pela poderosa Seleção Brasileira e terminaram a Copa ocupando a 5ª colocação.

O uniforme usado pela Iugoslávia nessa Copa foi basicamente igual ao usado 20 anos antes em 1930. A uma alteração ocorreu no brasão bordado no peito.

PRIMEIRO UNIFORME

Iugoslávia-1 50

Na Copa de 1950 Mrkusic usou o uniforme reserva dos jogadores de linha como uniforme de goleiro.

UNIFORME DE GOLEIRO

Iugoslávia-G 50

Uma resposta para “Iugoslávia 1950

Deixe um comentário