Depois de fazer sua estreia na Copa de 1930 e de ficar ausente em 34 e 38, a Iugoslávia voltou a participar de um mundial em 1950. Coincidentemente os iugoslavos ficou de fora das duas Copas que ocorreram em seu próprio continente, mas marcou presença quando o mundial foi realizado na América do Sul.
A Seleção Iugoslava conquistou a sua vaga nas eliminatórias vencendo a tradicional equipe francesa (que mais tarde foi convidada a participar do mundial, mas não aceitou), e pois isso chegou ao mundial com muitas expectativas. Além disso, A seleção Iugoslava era considerada uma das equipes mais técnicas da Europa e por consequência do mundo.
Contudo, eles não deram sorte no sorteio e caíram no grupo do Brasil (anfitrião e grande favorito ao título) e da Suíça (equipe sempre difícil de vencer). Os iugoslavos estrearam muito bem vencendo a Suíça por 3 a 0 e em seguida conquistaram uma nova vitória, agora sobre o México por 4 a 1. Na última rodada Brasil e Iugoslávia ia decidir quem passaria para a próxima fase. Os europeus jogavam por um empate, mas foram derrotados pela poderosa Seleção Brasileira e terminaram a Copa ocupando a 5ª colocação.
O uniforme usado pela Iugoslávia nessa Copa foi basicamente igual ao usado 20 anos antes em 1930. A uma alteração ocorreu no brasão bordado no peito.
PRIMEIRO UNIFORME
Na Copa de 1950 Mrkusic usou o uniforme reserva dos jogadores de linha como uniforme de goleiro.
UNIFORME DE GOLEIRO





Em todos os outros momentos os belgas
tiveram a camisa vermelha como a versão principal, porém ocorreram alterações nas outras partes do uniforme. Inicialmente o calção e as meias eram negros, mas, em 1958, as meias se tornaram vermelhas e, alguns anos mais tarde, amarelas. Então, a partir da década de 80, o uniforme passou a ser inteiro vermelho e permaneceu assim até o presente, com exceção dos anos entre 2006 e 2010 quando ele voltou a ter calções pretos.
40 e, até o final do século, ele foi composto por camisa branca e calção e meias que variavam entre o preto e o branco, de acordo com a época.
Em 1999 a Nike produziu um uniforme inteiro negro para a Seleção Belga e essa foi a primeira vez que os belgas jogaram com camisas pretas. Sete anos mais tarde a própria Nike voltou a usar branco na camisa reserva.


