Pela primeira vez o Brasil chega a uma Copa do Mundo sem problemas internos ou disputas bairristas, isso somado à ausência das demais equipes sul-americanas, o classificou como um dos candidatos ao título.
Logo de cara enfrentamos um forte adversário, a Seleção Polonesa. A partida foi fantástica, uma verdadeira chuva de gols, e com um show particular de Leônidas o Brasil venceu por 6 a 5. O adversário seguinte também foi duríssimo e a Seleção Brasileira precisou de duas partidas para passar pela equipe tcheca, empate em 1 a 1 no primeiro jogo e vitória por 2 a 1 no segundo.
Pela primeira vez o Brasil chegava a uma semifinal, e o adversário era a tradicional e então campeã Itália. A partida fui dura e polemica, mas no final os italianos venceram por 2 a 1. Dessa forma o Seleção Brasileira foi para a disputa de 3º e 4º e venceu a Suécia por 4 a 2, conquistando sua melhor colocação em mundiais até então.
O Brasil entrou em campo com um uniforme bem semelhante aos usados nas Copas anteriores, camisa branca calção azul e meias pretas, mas com golas e mangas diferentes.
PRIMEIRO UNIFORME
Esse uniforme foi usado nas duas partidas contra a Tchecoslováquia, contra a Itália e contra a Suécia. Contudo no primeiro jogo, contra a Polônia (que também usava camisas brancas), o Brasil perdeu o sorteio e teve que improvisar uma camisa reserva. Pela primeira vez a Seleção Brasil não entrou em campo de branco, a comissão técnica teve que arranjar às pressas um jogo de camisas azuis e não tiveram nem tempo de bordar o logo da CBD.
UNIFORME ALTERNATIVO
Os Goleiros Valter e Batatais usaram uma camisa preta durante essa Copa com meias azuis e meias pretas.
UNIFORME DE GOLEIRO



Uma emoção ver essas ilustrações primorosas sobre os uniformes da nossa seleção em 1938. Pesquisa com texto objetivo, sintético e interessante. Muito bom!