A Suécia Chegou a Copa de 1938 depois de uma campanha muito ruim nas Olimpíadas de 36, e logo de cara deu muita sorte no sorteio. Para começar o primeiro adversário, a Áustria, foi anexada pela Alemanha pouco antes do mundial e teve seus jogadores agregados ao time alemão. Dessa forma os austríacos não puderam disputar essa partida, a FIFA considerou W.O. e os Suecos avançaram para a segunda etapa sem precisar entrar em campo.
A sorte continuou na segunda fase, isso porque o adversário foi a inexpressiva e exausta Cupa, que vinha de duas partidas duríssimas contra a Romênia. A Seleção Sueca descansada por folgar na primeira fase não teve dificuldades em golear os cubanos pro 8 a 0.
Na semifinal tudo parecia continuar a favor da Suécia, com apenas 35 segundo de jogo Nyberg abriu o placar contra a Hungria. Mas dessa vez a alegria dos suecos não durou muito, os húngaros viraram a partida e venceram por 5 a 1. Na decisão de terceiro lugar contra o Brasil a historia foi semelhante, os Suecos abriram 2 a 0 no placar, porém tomaram a virada e foram derrotados por 4 a 2. Dessa forma com apenas uma vitória e duas derrotas a Suécia ficou em 4º lugar na Copa de 1938 (melhor colocação até então.)
O uniforme da Seleção Sueca foi o mesmo da Copa anterior e mais uma vez o efeito causado pelos filmes fotográficos anteriores à Segunda Guerra pode gerar a impressão de que a camisa era escura e o calção claro. Contudo outras fontes (como vídeos) mostram que a camisa era realmente mais clara (amarela) e o calção escuro (azul).
PRIMEIRO UNIFORME
Esse uniforme foi usado, mas três partidas disputadas: contra Cuba, Hungria e Brasil e o goleiro Abrahamsson usou um uniforme todo azul nessas partidas.
PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

