Na Copa de 1938 os Tchecos tentavam repetir a excelente campanha realizada na edição anterior (vice em 34) mesmo com apenas 4 jogadores remanescentes. O primeiro adversário foi a inexperiente Holanda e os tchecos venceram por 3 a 0, mas o placar não reflete o que foi a partida. Os holandeses seguraram o empate até a prorrogação quando perderam o meia Van der Veen por contusão, a partir de então a equipe tcheca conseguiu construir sua vitória.
Na segunda fase o adversário seria o Brasil, equipe vista com excelente ataque, mas defasa fraca. O jogo foi uma verdadeira guerra e 3 das 4 expulsões desse mundial ocorreram nesta partida. O resultado final foram varias contusões e o placar de 1 a 1.
Na partida desempate as duas equipes tiveram muitas alterações principalmente por contas das lesões sofridas na partida anterior. A Tchecoslováquia perdeu o goleiro Planicka (clavícula deslocada) o maior astro daquele time e herói do primeiro confronto quando, com apenas um braço ele fechou o gol durante a prorrogação e garantiu o empate.
Sem o goleiro astro os tchecos não resistiram ao ataque brasileiro e foram derrotados por 2 a 1, contudo eles ainda reclamam de um gol legitimo não anotado pelo arbitro quando a partida ainda estava 1 a 1 (em um chute longo o goleiro brasileiro não seguro a bola que entrou no gol, mas em seguida foi puxada de volta e o juiz não viu).
Tanto o primeiro quanto o segundo uniforme da Seleção Tcheca eram basicamente o mesmo usado durante a Copa de 34.
PRIMEIRO UNIFORME
Os tchecos usaram esse uniforme nas duas partidas contra o Brasil. Já o segundo uniforme foi usado no jogo de estreia, contra a Holanda.
SEGUNDO UNIFORME
Os goleiros Planicka e Burkert, usaram uniformes claros nessas partidas, contudo é difícil precisar a cor exata. Depois de alguns testes e principalmente por causa das cores tradicionais da Tchecoslováquia eu vir essa versão. Ainda assim, não descarto a opção deste uniforme ser cinza e não azul.
PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO


