A Suíça fez a partida de abertura da Copa de 1938 contra a poderosa Alemanha. A equipe alemã era uma das favoritas e ainda contava com o reforço dos jogadores da Áustria (anexada pelo Reich alemão). Por isso os suíços eram vistos como azarões nessa partida.
A partida começou e a Seleção Alemã abriu o placar, tudo parecia seguir o script, mas então os suíços surpreenderam, empataram e seguraram o resultado até o fim da segunda prorrogação.
O jogo desempate começou da mesma forma, só que desta vez os alemães abriram 2 a 0 no placar, mas então veio uma nova reação helvética e dessa vez além de empatar os suíços viraram o jogo e venceram por 4 a 2.
A Suíça ficou em festa com a grande vitória, mas rapidamente teve que se preparar para o jogo contra a Hungria pela etapa seguinte. Porém, dessa vez com a fadiga gerada pelo confronto duplo na primeira fase, os suíços foram derrotados por 2 a 0 e deixaram o mundial na 6º colocação. Ainda assim, a heroica vitória sobre os germânicos ainda é lembrada como um dos grandes feitos da Seleção Suíça.
O uniforme Suíço é um dos mais tradicionais e basicamente não sofreu alterações com o passar dos anos.
PRIMEIRO UNIFORME
Esse uniforme foi usado nas duas partidas contra a Alemanha.
Contudo, na partida contra a Hungria a Seleção Suíça usou o seu segundo uniforme, branco com as meias pretas.
SEGUNDO UNIFORME
Willy Huber, goleiro da Suíça nas três partidas disputadas neste mundial, usou um uniforme todo negro como já era a tradição dos goleiros suíços.
PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO


