Tchecoslováquia 1938

Na Copa de 1938 os Tchecos tentavam repetir a excelente campanha realizada na edição anterior (vice em 34) mesmo com apenas 4 jogadores remanescentes. O primeiro adversário foi a inexperiente Holanda e os tchecos venceram por 3 a 0, mas o placar não reflete o que foi a partida. Os holandeses seguraram o empate até a prorrogação quando perderam o meia Van der Veen por contusão, a partir de então a equipe tcheca conseguiu construir sua vitória.

Na segunda fase o adversário seria o Brasil, equipe vista com excelente ataque, mas defasa fraca. O jogo foi uma verdadeira guerra e 3 das 4 expulsões desse mundial ocorreram nesta partida. O resultado final foram varias contusões e o placar de 1 a 1.

Na partida desempate as duas equipes tiveram muitas alterações principalmente por contas das lesões sofridas na partida anterior. A Tchecoslováquia perdeu o goleiro Planicka (clavícula deslocada) o maior astro daquele time e herói do primeiro confronto quando, com apenas um braço ele fechou o gol durante a prorrogação e garantiu o empate.

Sem o goleiro astro os tchecos não resistiram ao ataque brasileiro e foram derrotados por 2 a 1, contudo eles ainda reclamam de um gol legitimo não anotado pelo arbitro quando a partida ainda estava 1 a 1 (em um chute longo o goleiro brasileiro não seguro a bola que entrou no gol, mas em seguida foi puxada de volta e o juiz não viu).

Tanto o primeiro quanto o segundo uniforme da Seleção Tcheca eram basicamente o mesmo usado durante a Copa de 34.

PRIMEIRO UNIFORME

Tchecoslovaquia-1 38

Os tchecos usaram esse uniforme nas duas partidas contra o Brasil. Já o segundo uniforme foi usado no jogo de estreia, contra a Holanda.

SEGUNDO UNIFORME

Tchecoslovaquia-2 38

Os goleiros Planicka e Burkert, usaram uniformes claros nessas partidas, contudo é difícil precisar a cor exata. Depois de alguns testes e principalmente por causa das cores tradicionais da Tchecoslováquia eu vir essa versão. Ainda assim, não descarto a opção deste uniforme ser cinza e não azul.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Tchecoslovaquia-G 38

Suíça 1938

A Suíça fez a partida de abertura da Copa de 1938 contra a poderosa Alemanha. A equipe alemã era uma das favoritas e ainda contava com o reforço dos jogadores da Áustria (anexada pelo Reich alemão). Por isso os suíços eram vistos como azarões nessa partida.

A partida começou e a Seleção Alemã abriu o placar, tudo parecia seguir o script, mas então os suíços surpreenderam, empataram e seguraram o resultado até o fim da segunda prorrogação.

O jogo desempate começou da mesma forma, só que desta vez os alemães abriram 2 a 0 no placar, mas então veio uma nova reação helvética e dessa vez além de empatar os suíços viraram o jogo e venceram por 4 a 2.

A Suíça ficou em festa com a grande vitória, mas rapidamente teve que se preparar para o jogo contra a Hungria pela etapa seguinte. Porém, dessa vez com a fadiga gerada pelo confronto duplo na primeira fase, os suíços foram derrotados por 2 a 0 e deixaram o mundial na 6º colocação. Ainda assim, a heroica vitória sobre os germânicos ainda é lembrada como um dos grandes feitos da Seleção Suíça.

O uniforme Suíço é um dos mais tradicionais e basicamente não sofreu alterações com o passar dos anos.

PRIMEIRO UNIFORME

Suiça-1 38

Esse uniforme foi usado nas duas partidas contra a Alemanha.

Contudo, na partida contra a Hungria a Seleção Suíça usou o seu segundo uniforme, branco com as meias pretas.

SEGUNDO UNIFORME

Suiça-2 38

Willy Huber, goleiro da Suíça nas três partidas disputadas neste mundial, usou um uniforme todo negro como já era a tradição dos goleiros suíços.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Suiça-G 38

Cuba 1938

Cuba foi a primeira seleção do caribe a participar de uma Copa do mundo. Os cubanos se classificaram porque todos os outros candidatos (Estados Unidos, Colômbia, Costa Rica, México, El Salvador e Guiana) desistiram de disputar a vaga.

A Seleção Cubana chegou ao mundial sem nenhuma expectativa, eles eram visto como meros coadjuvantes, que iriam apenas dar um pequeno passeio pela Europa. Contudo, os caribenhos surpreenderam a todos e logo estavam no centro dos holofotes.

O primeiro jogo foi contra a Seleção Romena e os cubanos conquistaram um heróico empate. Como se isso não fosse o bastante,  Cuba venceu a partida desempate e avançou para a segunda etapa do mundial.

Porém, na etapa seguinte, a magia acabou e os cubanos sofreram uma sonora goleada (8×0) para os suecos. Ainda assim, o incrível feito da Seleção Cubana é lembrado como uma das maiores zebras da história das Copas do Mundo.

O uniforme cubano era bem simples, camisa branca com calções e meias vermelhas. Existem versões com os calções azuis, porem esta é a minha interpretação.

PRIMEIRO UNIFORME

Cuba-1 38

Encontrei apenas uma imagem do goleiro cubano Carvajales, e sem muita convicção essa é a minha versão.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Cuba-G 38

França 1938

A França chegou ao seu terceiro mundial consecutivo e dessa vez a Copa seria disputada em seus domínios.

O primeiro adversário foi a Bélgica, que também estava em seu terceiro mundial. Jogando em casa os franceses não enfrentaram muitas dificuldades, venceram a partida por 3 a 1 e avançaram para a etapa seguinte.

Nas quartas, a história foi diferente, o adversário era a Itália (Campeã em 34) e na partida entre os “Les Bleus” e a “Azzurra” (que jogou de preto) os italianos levaram a melhor, eliminando a Seleção Francesa. Pela primeira vez em uma Copa do mundo o país sede não seria o campeão.

O uniforme usado pelos franceses era basicamente igual ao usado nos mundiais anteriores, camisa azul, calção branco e meias vermelhas.

PRIMEIRO UNIFORME

França-1 38

O goleiro Laurent da Seleção Francesa usou um uniforme bem escuro nessa Copa e depois de algumas hipóteses essa foi a minha interpretação.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

França-G 38