Romênia 1938

Tudo parecia estar a favor da Romênia em 1938, para começar o seu adversário nas eliminatórias para a Copa, o Egito, desistiu de disputar a vaga e os romenos classificaram-se automaticamente. Como se não fosse o bastante o sorteio definiu que o seu primeiro adversário na Copa de 38 seria a inexpressiva Seleção Cubana.

A Seleção Romena era uma das poucas a participar das três primeiras Copas e com tanta tradição em mundiais não havia dúvidas sobre o seu favoritismo contra os cubanos. Contudo, os romenos foram surpreendidos e, em uma partida cheia de gols, ficaram apenas no empate em 3 a 3. Depois do susto os romenos tentaram se prevenir e fizeram seis alterações para a partida desempate, só que desta vez o vexame foi ainda maior. Cuba venceu por 2 a 1 de virada e a Romênia foi eliminada e amargou um das maiores zebras da historia das Copas.

Mais uma vez o uniforme usado pela Seleção Romena é uma grande incógnita, em especial a cor da camisa, e mesmo que fontes ligada a Federação Romena de Futebol confirmem que essa camisa era vermelha existem algumas reproduções onde ela está retratada em azul ou até mesmo em amarelo.

Depois de muitas horas debruçado nas poucas imagens existem, essa é a minha interpretação, mas estou sempre aberto a releituras caso surjam novas evidencias. E toda contribuição será bem vinda.

PRIMEIRO UNIFORME

Romenia-1 38

Pelo que pude contatar o uniforme usado pelos goleiros romenos, ao menos uma dessas partidas, era todo negro.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Romenia-G 38

Alemanha 1938

Mais uma vez a Seleção Alemã fez o esporte e a politica se misturarem, e dessa vez não foi apenas pelos símbolos nazistas estampados nas camisas e na bandeira nacional. Pouco antes do mundial de 1938 a Alemanha anexou a Áustria e comunicou à FIFA que a partir de então seus jogadores estariam à disposição da Seleção Alemã.

Por essa razão um dos melhores times do mundo na época o Wunderteam (apelido da Seleção Austríaca da década de 30), mesmo com vaga garantida e jogo marcado contra a Suécia, não participou dessa Copa (os suecos se classificaram automaticamente pra a fase seguinte).

Tudo estava arrumado para uma nova demonstração da “superioridade” da nação germânica, contudo, dessa vez a campanha foi desastrosa e a equipe de Hitler foi eliminada pelos suíços já na primeira rodada. O primeiro jogo terminou em 1 a 1 e na partida desempate os alemães chegaram a abrir 2 a 0 no placar, mas levaram a virada e foram derrotados por 2 a 4.

O uniforme usado nas duas partidas era praticamente igual ao de 34, porem com as golas vermelhas e novamente trazia símbolos nazistas estampados no peito.

PRIMEIRO UNIFORME

Alemanha-1 38

Nessa Copa o goleiro Raftl da Seleção Alemã disputou as duas partidas com um uniforme todo negro.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Alemanha-G 38

Polônia 1938

A Polônia estreou em mundiais enfrentando a experiente Seleção Brasileira em uma partida que entrou para a história das Capas do Mundo.

Principalmente devido ao placar, foi jogo com o maior número de gols em uma fase decisiva de Copa, 6 a 5 para a seleção canarinho (que até então jogava de branco), Como se não fosse suficiente o jogo ainda ficou marcado pelo “gol descalço de Leônidas da Silva”.

Apesar do placar apertado, os poloneses nunca estiveram afrente do marcador e, com a derrota, foram eliminados do mundial disputando uma única partida.

O uniforme usado pela Seleção Polonesa é basicamente o mesmo até hoje, camisa branca calção vermelho e o logotipo com uma águia branca no peito.

PRIMEIRO UNIFORME

Polonia-1 38

O goleiro Edward Madejski usou um uniforme curioso nessa partida contra o Brasil, camisa vermelha e calção branco. Provavelmente o uniforme reserva da Polônia.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Polonia-G 38

Noruega 1938

A Seleção da Noruega é conhecida como a única equipe de futebol profissional masculina a nunca ter perdido para o Brasil, foram quatro partidas duas vitórias e dois empates. Contudo, sua primeira participação em Copas não foi tão bem sucedida.

Já no primeiro jogo o adversário era a então campeã Itália. Dois anos antes essas mesmas equipes disputaram as semifinais da Olimpíada de Berlim e os italianos levaram a melhor, vencendo por 2 a 1.

Na Copa de 1938 a história se repetiu e depois do empate no tempo regulamentar. A Noruega foi novamente derrota por 2 a 1 e deu adeus ao Mundial já na primeira rodada.

O uniforme da Seleção Norueguesa não variou muito durante os anos e basicamente é composto por camisa vermelha, calção branco e meias azuis.

PRIMEIRO UNIFORME

Noruega-1 38

O goleiro Henry Johansen usou esse uniforme na partida contra a Ítalia.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Noruega-G 38