Bélgica 1938

Até a Copa de 1938 Bélgica, Brasil, França e Romênia eram as únicas Seleções a participar de todos os mundiais. Contudo, apesar da tradição e da regularidade, a equipe belga ainda não havia conquistado nenhum com resultado e em 1938 a campanha foi ainda pior.

Os belgas foram eliminados já na primeira partida ao perderem para a França por 3 a 1. Dessa forma eles ficaram na 13º colocação, afrente apenas da Holanda e das inexpressivas Índias Holandesas.

O uniforme da Seleção Belga praticamente o mesmo nas três primeiras Copas, com apenas alguns detalhes diferentes.

PRIMEIRO UNIFORME

Belgica-1 38

O uniforme usado pelo goleiro Arnold Badjou nessa partida é um pouco difícil de definir, em especial em relação à cor. Ainda assim, essa foi a minha interpretação.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Belgica-G 38

Holanda 1938

Em 1938 a Seleção Holandesa tentava desfazer a má impressão deixada na sua primeira participação (em 1934), para isso o time era quase todo diferente e muito jovem.

Eles só não contavam com o azar que teriam no sorteio dos confrontos. Logo de cara o adversário seria a forte Tchecoslováquia (Vice-campeã em 34). Ainda assim, os holandeses endureceram a partida e não tomaram gols no tempo normal, que terminou 0 a 0 e foi para a prorrogação.

Contudo, o meia Van der Veen teve que abandonar a partida após sofrer uma lesão. Dessa forma, com um homem a mais no tempo extra, os tchecos conseguiram marcar 3 vezes e conquistaram um placar mais elástico do que a partida indicava. Assim, a Holanda foi eliminada no primeiro jogo e ficou em penúltimo, resultado bem inferior ao de 34.

Na Copa de 1938 a Holanda disputou sua primeira partida em Copas usando a tradicional e posteriormente temida camisa laranja.

PRIMEIRO UNIFORME

Holanda-1 38

O goleiro Van Male usou o uniforme abaixo nessa partida.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Holanda-G 38

Índias Holandesas 1938

As Índias Holandesas, atual Indonésia, foram o primeiro país asiático a participar de uma Copa do Mundo e isso porque a Seleção Japonesa desistiu de disputar a vaga nas eliminatórias.

O país, até então, era uma colônia holandesa e o time era formado basicamente por imigrantes chineses e holandeses. Inexperientes e sem grande tradição no futebol, a Seleção da Índia Ocidental não foi páreo para a poderosa equipe húngara, que goleou por  6 a 0. Dessa forma os asiáticos foram eliminados já na primeira partida.

O curioso é que a Indonésia nunca mais voltou a disputar um mundial e como atualmente as Seleções disputam pelo menos 3 jogos durante uma Copa os indonésios tem o titulo de Pais com o menor número de partidas disputadas em Copas, apenas 1 jogo.

O uniforme principal era baseado nas cores da bandeira holandesas, camisa vermelha, calção branco e meias azuis.

PRIMEIRO UNIFORME

Indias Holandesas-1 38

É sempre muito difícil decifrar os uniformes de goleiro das Copas da década de 30, tanto pela falta de imagens quanto pela ausência de cor na fotos.

Ainda assim, acredito que o uniforme usado pelo goleiro Mo Heng Tan na partida contra a Hungria era azul claro como na figura abaixo.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Indias Holandesas-G 38

Itália 1934

A Copa de 1934 misturou esporte e política , como nunca antes na historia do esporte. O ditador italiano Benito Mussolini, enxergou nesse evento uma grande oportunidade de fazer propaganda do regime fascista, por isso já em 1929 iniciou uma campanha para sediar a segunda Copa do Mundo.

Não satisfeito em sediar a Copa, o Duce (como Mussolini era conhecido) decidiu usar toda a sua influencia para “garantir” que a Itália fosse a grande Campeã. A influencia do ditador foi tamanha, que ele escolheu e “conversou” com todos os juízes que apitariam as partidas dos italianos. Por coincidência, ou não, todas as decisões polêmicas dos árbitros foram tomadas a favor da Seleção Italiana. A “armação” foi tão evidente que alguns juízes foram expulso de suas federações assim que a Copa acabou.

Pela primeira vez a Copa foi disputada em um sistema de mata-mata desde a primeira etapa, por isso qualquer derrota eliminaria a equipe, mas o italianos, de uma forma ou de outra, conseguiram passar por todos os adversários (Estados Unidos, Espanha, Áustria e Tchecoslováquia) e conquistaram seu primeiro titulo.

O uniforme principal da Seleção da Itália é o mesmo desde suas primeiras edições. A cor azul da camisa foi escolhida (mesmo não aparecendo na bandeira nacional, como homenagem à Casa Real italiana de Savoia, que reinou no país até 1946. Por esse motivo o time passou a ser chamado de Squadra Azzurra (esquadrão azul).

UNIFORME PRINCIPAL

Italia-1 34

Esse uniforme foi usado nas cinco partidas disputadas pelos italianos nesse mundial, quatro vitórias e um empate contra a Espanha, que forçou um jogo desempate.

O uniforme de goleiro usado pela Itália nesse mundial era todo preto, mas trazia um cinto no calção e o distintivo no peito.

UNIFORME DE GOLEIRO

Italia-G 34

O goleiro Giampiero Combi disputou as cinco partidas da Copa usando esse uniforme e tomou apenas 3 gols.

Tchecoslováquia 1934

A antiga Tchecoslováquia, não era cotada como uma das favoritas, antes do mundial de 1934, mas com grandes vitórias sobre Romênia, Suíça e Alemanha, os tchecos chegaram até a final.

Na partida decisiva, os adversários eram os italiano, donos da casa e momentos antes do início, o árbitro do jogo, Ivan Eklind, foi visto conversando com o ditador Mussolini. Esse fato levantou algumas suspeitas posteriormente. A partida só foi vencida pela Itália na prorrogação, mas até hoje os tchecos reclamam da arbitragem tendenciosa do juiz sueco, favorecendo a Seleção Italiana em vários momentos.

As primeiras camisas usadas pela Seleção Tcheca como uniforme principal eram vermelhas, depois durante algum tempo, passaram a ser brancas, mas logo voltaram a ser vermelhas.

Na primeira Copa o uniforme principal era bem simples e o logo usado na camisa era o Brasão de Armas do país.

PRIMEIRO UNIFORME

Tchecoslovaquia-1 34

Esse uniforme foi usado apenas nas duas últimas partidas da Copa, contra Alemanha e Itália.

A Seleção da Tchecoslováquia, foi a primeira a usar um uniforme reserva (sem ser improvisado) em uma partida de Copa do Mundo. Ele era muito semelhante ao principal, mas com as cores da camisa e do calção invertidas.

SEGUNDO UNIFORME

Tchecoslovaquia-2 34

Esse uniforme foi usado na estreia da Tchecoslováquia em mundiais, contra a Romênia e na partida seguinte contra a Suíça (duas vitórias).

O goleiro Planicka, foi um dos destaques do mundial, especialmente na partida final, dificultando muito o trabalho dos atacantes italianos. Nas fotos, da época, fica bem difícil definir qual era a cor do seu uniforme, contudo da para perceber que a camisa é mais clara que o calção, por isso essa é a minha interpretação.

UNIFORME DE GOLEIRO

Tchecoslovaquia-G 34

Esse uniforme foi usado, pelo menos, nas partidas contra Alemanha e Itália.

Alemanha 1934

A Alemanha passava por turbulências políticas que se estenderam até o futebol. E assim como Mussolini na Itália, O chanceler Adolf Hitler influenciou drasticamente tanto a delegação quanto a equipe que foram ao mundial. As mudanças funcionaram e o time rendeu bem em campo, perdendo apenas na semifinal para os tchecos. As outras três partidas foram vencidas pelos alemães, incluindo a decisão de terceiro e quarto, contra o badalado Wunderteam ( como a Seleção Austríaca era conhecida).

A Copa da 34 foi usadas como propaganda politica do regime alemão, prova disso é a águia nazista estampada na camisa. Mais uma vez o futebol mostra que é um espelho da sociedade, incluindo uma das paginas mais negras da historia da humanidade.

Bandeira PrussiaA Seleção da Alemanha, é mais uma daquelas que usam uniformes com cores diferentes das da bandeira nacional. No caso da Alemanha isso é fácil de explicar: o uniforme branco e preto e uma homenagem a Prússia (cuja bandeira está ao lado), país que deu origem a nação germânica.

PRIMEIRO UNIFORME

Alemanha-1 34

Esse uniforme foi usado nas 4 partidas da Alemanha no Mundial, vitórias sobre Bélgica, Suécia e Áustria e derrota para a Tchecoslováquia.

O goleiro Willibald Kress disputou 3 partidas nesse mundial, mas por causa da péssima atuação na partida contra os tchecos, ele foi substituído na última partida por Hans Jakob. Anbos usaram o mesmo uniforme durante a Copa.

UNIFORME DE GOLEIRO

Alemanha-G 34

O interessante desse uniforme é que os goleiro usaram por baixo do uniforme, uma camisa branca igual a dos jogadores da linha, algo único na historia das Copas.

Áustia 1934

Na década de 30 a equipe austríaca era considerada uma das melhores do mundo, tanto que recebeu o apelido de “Wunderteam” (time maravilhoso). Por isso, era cotado como uma das favoritos ao titulo, contudo, seu desempenho no mundial foi abaixo do esperado. Um detalhe interessante é que, mesmo disputando uma Copa mundial, as 4 partidas da Áustria, foram disputadas contra adversários europeus.

Depois de um bom inicio a Seleção Austríaca foi derrotada pelos donos da casa na semifinal, em uma das partidas mais esperadas desse mundial. Na decisão de 3o e 4o lugar o adversário foram os alemães e em uma partida cheia de historias, os austríacos novamente foram derrotados terminando o mundial na quarta colocação.

O uniforme da Seleção Austríaca, já nessa época, era branco e preto, praticamente igual ao da Alemanha

PRIMEIRO UNIFORME

Áustria-1 34

Esse uniforme foi usado nas 3 primeiras partidas, mas na disputa pela 3o colocação o time austríaco teve que mudar de camisa, pois o adversário era a própria Alemanha. Como essa partida seria na cidade de Nápoles, eles tiveram a ideia de jogar com a camisa do time local (o Napoli), na tentativa de ganhar o apoio da torcida.

UNIFORME ALTERNATIVO

Áustria-A 34

Esse uniforme foi improvisado e usado apenas na partida contra a Alemanha.

O goleiro austríaco Peter Platzer usou o mesmo uniforme em todas as partidas, ele era todo preto apenas com as mangas e a gola branca.

UNIFORME DE GOLEIRO

Áustria-G 34

Platzer jogou as 4 partidas com esse uniforme e tomou ao todo 7 gols.