Espanha 1934

A campanha espanhola na Copa de 1934 foi: três partidas, contra duas das equipes mais forte do mundo  na época, uma vitória, um empate, uma derrota e a quinta colocação geral.

Desde seu primeiro jogo oficial La Furia Roja (a Fúria Vermelha), como ficou conhecida, usa camisas vermelhas, contudo no inicio o calção era branco. Pouco tempo depois o calção passou a ser azul escuro e dessa forma a Seleção Espanhola disputou todas as partidas desse mundial.

PRIMEIRO UNIFORME

Espanha-1 34

Esse uniforme foi usado nas três partidas, vitória contra Brasil, e um empate e uma derrota para os italianos.

O goleiro Zamora era considerado o melhor goleiro da época, mas só disputou as duas primeiras partidas pois se machucou contra a Itália e não entrou em campo na terceira partida.

PRIMEIRO UNIFORME DE GOLEIRO

Espanha-G1 34

Zamora entrou em campo, provavelmente, com esse uniforme na partida contra o Brasil e na primeira partida contra a Itália, suas excelente atuações lhe renderam o titulo de melhor goleiro dessa Copa, e ele é até hoje lembrado como um dos melhores goleiros da historia do futebol espanhol.

Na segunda partida o reserva de Zamora, Nogues, não comprometeu a equipe, mas também não foi capaz de impedir a derrota para os italianos.

SEGUNDO UNIFORME DE GOLEIRO

Espanha-G2 34

Esse uniforme foi usado apenas na ultima partida contra a Itália, pelo goleiro reserva, Nogues.

Hungria 1934

No inicio da década de 30 a Seleção Húngara estava em constante evolução, e já dava mostras da grande equipe que seria nas décadas seguintes.

Os húngaros foram colocados como cabeça de chave no sorteio inicial, e deram muita sorte ao serem relacionados para enfrentar o Egito na primeira rodada, uma equipe inexperiente e sem qualquer tradição até então e que não ofereceu resistência. Na segunda partida a historia foi diferente, o adversário foi a Áustria, considerado por muitos o melhor time da época. Essas duas equipes nutriam uma rivalidades que ia muito além do futebol, pois a apenas algumas décadas, essas duas nações eram uma só, o império austro-húngaro. Como consequência a partida foi extremamente violente e entre uma pancada e outra os austríacos fizeram 2 gols enquanto os húngaros anotaram apenas uma vez. Com a derrota a Seleção Húngara foi eliminada por seu arquirrival e terminou o mundial na sexta colocação.

O uniforme da Seleção Húngara é o mesmo desde sua primeira partida em Copas. Enquanto algumas equipes usam uniformes que não tem nenhuma relação com suas bandeiras nacionais, outras são uma representação exata delas. A Hungria é um exemplo do segundo caso, com a camisa vermelha o calção branco e as meias verdes.

PRIMEIRO UNIFORME

Hungria-1 34

Esse uniforme foi usado apenas contra a Áustria, e parece não ter dado muita sorte, já que a equipe húngara foi derrotada e eliminada do mundial.

Na primeira partida a Hungria jogou com um calção diferente (da mesma cor da camisa), pois o calção dos egípcios também era branco.

UNIFORME ALTERNATIVO

Hungria-A 34

Esse uniforme foi usado apenas contra o Egito, e os húngaros venceram por 4 a 2.

O goleiro húngaro Antal Szabó disputou as duas partidas e tomou dois gols em cada jogo. O uniforme usado por ele foi o uniforme reserva da Hungria.

HUNIFORME DE GOLEIRO

Hungria-G 34

Suíça 1934

A Suíça estreou em Copas do Mundo contra outra estreante, a Holanda. Na época as duas seleções eram consideradas equipes do segundo escalão europeu.

A partida foi bastante equilibrada e, mesmo não sendo cabeça de chave, os suíços venceram por 3 a 2. O segundo adversário foi a Seleção da Tchecoslováquia, e dessa vez não deu para os suíços, que foram derrotados pelo mesmo placar.

O uniforme da Seleção Suíça é praticamente o mesmo até os dias atuais. Ele é bastante simples e baseado na bandeira nacional: camisa vermelha com a famosa cruz branca no peito. A divergência está nas meias, que antigamente eram pretas, provavelmente para facilitar a limpeza.

PRIMEIRO UNIFORME

Suiça-1 34

Esse uniforme foi usado nas duas partidas: vitória sobre os holandeses e derrota para os tchecos.

Tradicionalmente o uniforme dos goleiros suíços é todo negro, e dessa forma o goleiro Sechehaye atuou nas duas partidas desse mundial.

UNIFORME DE GOLEIRO

Suiça-G 34

Suécia 1934

A Suécia foi o único país a concorrer com Itália, para sediar a Copa de 1934, mas desistiu da candidatura pouco antes da escolha final.

Durante os jogos, a participação dos suecos foi razoável. Foram apenas duas partidas, vitória na estreia contra uma enfraquecida e cansada Argentina, e derrota para emergente Alemanha na segunda partida.

team_swedenO uniforme da Seleção Sueca da década de 30 é um dos que pode confundir. Isso por que as fotos da época representavam o azul em um tom bem claro enquanto que o amarelo em um tom mais escuro. Por isso, como a camiseta tem um tom escuro e o calção é mais claro (veja a foto ao lado), temos a falsa impressão de que a camisa é azul e o calção amarelo. Contudo fontes da própria Federação Sueca de Futebol confirmaram que sua seleção sempre atuou com camisas amarelas e calções azuis.

PRIMEIRO UNIFORME

Suécia-1 34

Esse uniforme foi usado nas duas partidas contra argentinos e alemães.

O goleiro Anders Rydberg atuou nas duas partidas e o uniforme usado foi o mesmo.

UNIFORME DE GOLEIRO

Suécia-G 34

Argentina 1934

A Seleção Argentina de 1934 foi uma equipe completamente diferente da vice-campeã mundial em 1930. Isso porque o país aderiu ao profissionalismo no futebol e os grandes clubes não cederam seus jogadores para disputar essa Copa. Além disso, os atletas que puderam ir ao Mundial tiveram que enfrentar uma longa e exaustiva viajem até a Europa.

Por isso o time que entrou em campo pela primeira rodada da Copa de 1934, não foi pareô para os suecos, foi derrotado por 3 a 2 e eliminado de forma precoce. Aos argentinos só restava fazer todo o caminho de volta à America do Sul depois de apenas uma partida.

O uniforme usado na Copa de 1934 não mudou praticamente em nada com relação ao de 1930.

PRIMEIRO UNIFORME

Argentina-1 34

Esse uniforme foi usado na única partida nesse mundial, contra os suecos .

O goleiro Héctor Freschi, da Seleção Argentina, jogou essa partida com uma camisa branca, algo raro para goleiros.

UNIFORME DE GOLEIRO

Argentina-G 34

França 1934

A França de 1934 foi mais uma equipe a disputar apenas uma partida nesse mundial. O jogo foi contra o lendário Wunderteam (apelido dado à Seleção Austríaca da década de 30), considerado por muitos como o grande favorito ao titulo. Mesmo endurecendo o jogo o franceses saíram derrotados por 3 a 2 e foi eliminado da Copa.

O uniforme usado pela Seleção Francesa foi igual ao usado na Copa anterior, com uma pequena alteração no distintivo.

PRIMEIRO UNIFORME

França-1 34

O goleiro Thépot, eleito o melhor goleiro da Copa de 1930, dessa vez não teve muitas oportunidades de mostrar seu trabalho e não pode evitar a derrota de sua equipa para os austríacos.

UNIFORME DE GOLEIRO

França-G 34

Holanda 1934

A Seleção Holandesa de 1934 era considerada uma equipe forte, e deu provas disso na campanha durante as eliminatórias. Contudo foi eliminada já na partida de estreia, ao perder para a menos expressiva Suíça.

Tive muitas duvidas sobre as cores do uniforme usado pela equipe holandesa nessa partida, isso porque, pelas imagens o uniforme parece bem escuro, como um azul marinho, mas todas as camisas retro da época produzidas atualmente, são laranjas. Por fim, como o uniforme do adversário era vermelho optei pela versão azul.

PRIMEIRO UNIFORME

Holanda-1 34

Algumas imagens também mostram que o goleiro Van der Mullen usou uma camisa preta nessa partida.

UNIFORME DE GOLEIRO

Holanda-G 34

Romênia 1934

O time romeno que disputou a Copa de 1934, sofreu uma enorme reformulação em relação à de 1930, prova disso é que apenas um veterano permaneceu na equipe. Mesmo assim os romenos obtiveram  uma grande conquista ao se classificar para a Copa, vencendo a Iugoslávia, seu maior rival regional.

Na Copa, a historia foi diferente, a Seleção Romena foi eliminada já na primeira partida, perdendo para os tchecos que viriam a ser vice-campeões.

Mais uma vez o uniforme usado pela equipe romena deixou dúvidas, contudo fiz a minha versão baseado em informações sobre os filmes fotográficos pré II gerra, onde o azul aparece em um tom bem claro e o amarelo e o vermelho em tons mais escuros.

PRIMEIRO UNIFORME

Romenia-1 34

Acredito que o goleiro Zombori, atuou na partida contra a Tchecoslováquia com um uniforme todo azul.

UNIFORME DE GOLEIRO

Romenia-G 34

Egito 1934

A Seleção do Egito era a equipe mais tradicional do continente africano no inicio de século XX. Tanto que já havia acumulado alguma bagagem internacional ao participar das Olimpíadas da Antuérpia, Bélgica em 1920.

Contudo sua primeira experiência em Copas não foi das melhores, no estreia os egípcios enfrentaram a emergente Hungria e, em um jogo bastante corrido, foram derrotados e eliminados já na primeira partida.

O uniforme usado pela Seleção Egípcia era bem diferente do usado atualmente. Isso porque ele era baseado na bandeira nacional da época, que também era bem diferente da atual.

Assim como a bandeira o uniforme era nas cores verde e branca.

PRIMEIRO UNIFORME

Egito-1 34

Já o uniforme usado pelo goleiro Kamel Masoud do Egito era branco, algo que hoje parece um pouco estranho, mas que na época era comum.

UNIFORME DE GOLEIRO

Egito-G 34