Brasil 1930

Em sua primeira participação em Copas, o Brasil enfrentou grandes problemas antes mesmo de entrar em campo. Isso por causa da briga entre paulista e cariocas, que teve como resultado uma seleção formada, basicamente, por jogadores que atuavam no Rio de Janeiro. Deixando de fora craques como Friedenreich do Paulistano e Feitiço do Santos.
Os brasileiros estrearam contra a Iugoslávia e perderam por 2 a 1, praticamente dando adeus ao mundial. A rivalidade Rio-São Paulo era tanta que após a partida, os paulistas foram às ruas comemorar a derrota dos “cariocas”.
Na partida seguinte os brasileiros entraram em campo já eliminados, mas ao menos obtiveram a primeira vitória em mundiais, ao golear os bolivianos por 4 a 0. O incrível é que nessa partida as duas equipes entraram em campo com camisas brancas e jogaram uma parte da partida dessa forma, até que o juiz interrompeu a partida. Após perder um sorteio, os bolivianos pegaram emprestado as camisas da Seleção Uruguaia e terminaram o jogo usando camisas azul celeste.

Desde seus primeiros jogos até o início da década de 50 o Brasil jogou com camisas brancas, e assim também foi na copa de 30, com o logotipo da então CBD no peito. O calção era azul e as meias pretas.

PRIMEIRO UNIFORME

Brasil-1 30

Esse uniforme foi usado nas duas partidas, contra Iugoslávia e Bolívia.

Com as fotos em preto e branco e com a falta de relatos ou mais informações, não tenho como determinar a cor do uniforme do goleiro brasileiro, contudo fazendo algumas comparações com os tons de cinza cheguei a essa suposição.

UNIFORME DE GOLEIRO

Brasil-G 30

Acredito que o goleiro Joel tenha entrado em campo contra a Iugoslávia usando esse uniforme e possivelmente o goleiro Veloso tenha entrado com o mesmo uniforme contra a Bolívia.

Romênia 1930

Os jogadores da Seleção Romena foram escolhidos pessoalmente pelo Rei Carol II, que era fanático por esportes em geral, contudo o time não fazia parte da elite europeia da época e por isso não tinha grandes expectativas para o mundial.

88616506-the-romanian-team-before-their-fifa-world-cup-gettyimagesO uniforme do romenos na Copa de 1930 é motivos de muitas divergências, isso porque existem pouquíssimas fotos e muitas interpretações diferentes. Nas poucas fotos existentes a camisa tem um tom muito escuro (nos levando a crer que sua cor era vermelha ou azul) e o calção um torthochromatic-chart-thumbom bem claro (parecendo amarelo). Contudo depois de muitas pesquisas constatei que o filme fotográfico utilizado nos anos anteriores a Segunda Guerra Mundial representava o vermelho em um tom quase preto, o amarelo em um tom bem escuro e o azul em um tom mais claro (a figura ao lado nos da uma amostra desse efeito). Por isso, mesmo de forma anti-intuitiva, acredito que a camisa era vermelha e o calção azul.

PRIMEIRO UNIFORME

Romenia 30

Esse uniforme foi usado nas duas partidas da Romênia durante o mundial, vitória sobre Peru e derrota para o Uruguai.

O uniforme do goleiro é ainda mais difícil de reproduzir, como ele parece um pouco mais escuro que o uniforme dos outros jogadores eu o representei dessa forma.

UNIFORME DE GOLEIRO

Romenia-G 30

O goleiro Ion Lapusneanu disputou as duas partidas com esse uniforme.

França 1930

A Seleção da França contava com a torcida de Jules Rimet, então presidente da FIFA, mesmo assim seu desempenho não foi dos melhores. Com apenas uma vitória e duas derrotas os franceses foram eliminados na primeira fase e terminaram o mundial na 8ª colocação. Contudo, essa Seleção entrou para história, quando o atacante francês Lucien Laurent marcou o primeiro gol em uma Copa do Mundo, ao abrir o placar na vitória sobre o México (6 a 3). Os franceses também protagonizaram a maior zebra desta Copa ao perder para o desconhecido Chile na segunda partida.

Fontes oficial da confederação francesa de futebol, confirmam que os Blues (como ficaram conhecidos), sempre usaram o mesmo uniforme titular, camisa azul, calção branco e meias vermelhas. E assim foi, no primeiro mundial.

PRIMEIRO UNIFORME

França-1 30

Esse uniforme foi usado pela Seleção Francesa nas três partidas, contra os mexicanos, argentinos e chilenos.

O goleiro Alex Thépot foi considerado o melhor goleiro do mundial, mesmo com o fraco desempenho de sua equipe. Ele também ficou famoso por ser o primeiro goleiro a defender um pênalti em uma Copa do Mundo.

Acredito que Thépot tenha usado esse uniforme em todas as partidas dessa Copa.

UNIFORME DE GOLEIRO

França-G 30

Paraguai 1930

Os paraguaios estrearam em mundiais contra os desconhecidos norte-americanos e foram derrotas por 3 a 0, contudo na segunda partida, em um jogo que já não valia nada, conquistaram uma surpreendente vitória sobre os belgas. Como os Estados Unidos haviam vencido suas duas partidas e só o primeiro colocado de cada grupo se classifica para a segunda fase, a Seleção do Paraguai foi eliminada, terminando o primeiro mundial na 9ª colocação.

Os paraguaios usam praticamente o mesmo uniforme desde seus primeiros jogos, camisa listrada em branco e vermelho e calção azul, e assim foi na Copa de 1930.

PRIMEIRO UNIFORME

Paraguai-1 30

Apesar de um dos adversários usar camisas brancas e o outro vermelhas, a Seleção do Paraguai usou esse uniforme nas duas partidas, derrota para os norte-americanos e vitória sobre belgas.

Eu não obtive referencias suficientes para reproduzir o uniforme do goleiro paraguaio.

Peru 1930

A Seleção Peruana estreou em Copas contra a Romênia, e essa partida ficou famosa na história dos mundiais, não pela qualidade das equipes, mas por ter o menor publico já registrado em uma partida de Copa do Mundo, apenas 300 pessoas acompanharam a derrota  dos peruanos por 3 a 1. Em seguida o peruanos enfrentaram os donos da casa e, apesar de terem dificultado o jogo, perderam para os uruguaios (1 a 0).

A Seleção Peruana, usou apenas quatro modelos de camisa em todas a sua história, a primeiro com listras verticais grossas vermelhas e brancas. A segunda foi a usado na Copa de 1930, camisa branca apenas com as mangas e a gola vermelha. Pouco tempo depois, em 1935, passaram a usar uma camisa com uma faixa horizontal vermelha no peito, e finalmente em 1936 adotaram o uniforme que é usado até hoje, camisa branca com a faixa diagonal vermelha.

PRIMEIRO UNIFORME

Peru-1 30

Os peruanos usaram esse uniforme nas duas partidas, derrotas para Romênia e Uruguai.

O uniforme dos goleiros Juan Valdivieso e Jorge Pardon do Peru foi fácil de reproduzir, por existiram varias fotos com um bom contraste.

UNIFORME DE GOLEIRO

Peru-G 30

Tanto Valdivieso quanto Pardon usaram esse uniforme, respectivamente nas partidas contra romenos e uruguaios.

Bélgica 1930

A Seleção Belga só participou da primeira Copa do Mundo por causa da intervenção direta de Rodolphe Seeldaryers, vice-presidente da FIFA na ocasião e natural deste país. Mas talvez fosse melhor nem se dar ao trabalho de atravessar o Atlântico, pois a campanha foi terrível: foram duas derrotas, 4 gols sofridos e nem um marcado.

As duas derrotas foram inesperadas, para Estados Unidos e Paraguai, assim os belgas acabaram eliminados ainda na primeira fase, terminando a competição na 11ª colocação.

O uniforme principal da Seleção Belga mudou muito pouco ao passar dos anos, basicamente variou apenas a cor do calção entre preto e vermelho, mas sempre com a camisa vermelha.

É especialmente difícil determinar os detalhes desse uniforme, porque o vermelho e o preto ficam muito escuros e não tem muito contraste nas fotos da época.

PRIMEIRO UNIFORME

Belgica-1 30

Esse uniforme foi usado nas duas partias: 0 a 3 Estados Unidos e 0 a 1 Paraguai.

Não existem muitas referências sobre a cor da camisa usada pelo goleiro Arnold Badjou da Bélgica, contudo por teste com os tons de cinza acredito que esse era o uniforme.

UNIFORME DE GOLEIRO

Belgica-G 30

Badjou disputou as duas partidas com esse uniforme tomando 4 gols durante a Copa.

Bolívia 1930

A Seleção Boliviana chamou mais atenção por causa dos uniformes usados no mundial do que pelo futebol apresentado.

Em campo o desempenho foi péssimo, dois jogos e duas derrotas por goleada; nenhum gol marcado e 8 sofridos. Com isso os bolivianos terminaram a competição na 12ª colocação (penúltimos) a frente apenas dos mexicanos.

VIVA URUGUAYNa primeira partida, na tentativa de ganhar o apoio da torcida local, os bolivianos entraram em campo com letras costuradas nas camisas que juntas formavam a frase “VIVA URUGUAY”. A iniciativa de nada adiantou e os bolivianos perderam de 4 a 0 para a Iugoslávia.

PRIMEIRO UNIFORME

Bolivia-1 30

Nessa partida o goleiro Bermudez jogou todo de preto, com a letra “R” costurada no peito.

UNIFORME DE GOLEIRO

Bolivia-G 30

Na segunda partida, contra o Brasil, as duas equipes entraram em campo com camisas brancas e calções escuros, mesmo assim o árbitro permitiu o início da partida, mas depois de alguns minutos ficou claro que era muito difícil diferenciar as duas equipes. O juiz interrompeu o jogo e fez um sorteio para definir quem mudaria o uniforme, os bolivianos perderam, mas não tinham uniforme reserva, por isso foram obrigados a pegar as camisas da Seleção Uruguai emprestada.

UNIFORME ALTERNATIVO

Bolivia-A 30

México 1930

O México embarcou para a Copa de 1930 sem gerar grandes expectativa, a desconfiança era tanta que a própria imprensa mexicana se questionava se valeria apena se dar ao trabalho de ir até o Uruguai, já que as chances de dar vexame eram muito grandes.

Mesmo assim a Seleção Mexicana conquistou um título antes mesmo dos jogos começarem, o de viagem mais longa: para começar os mexicanos foram de trem até Nova Jersey, no nordeste dos Estados Unidos, a cerca de 4 mil quilômetros da Cidade do México, e só então embarcaram em um navio para a América do Sul junto com a delegação norte-americana.

Quando a bola rolou ficou claro que os mexicanos tinham motivos para temer um vexame. O México foi o primeiro país a tomar um gol em Copas do Mundo e perdeu por goleada as três partidas que disputou, amargando a última colocação no mundial.

Na época, o uniforme da Seleção Mexicana era bem diferente do atual, a camisa era grená e o calção e as meias bem escuras.

PRIMEIRO UNIFROME

México-1 30

Esse uniforme foi usado nas 3 partidas, derrotas para Argentina, França e Chile.

Dois goleiros atuaram pelo México na Copa de 1930, e ambos usaram um uniforme todo preto.

UNIFORME DE GOLEIRO

México-G 30

Bonfiglio usou esse uniforme nas partidas contra França e contra Argentina e Sota o usou contra o Chile.